Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Mayara Alves de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Alba Patrícia Passos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T12:54:59Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08T12:54:59Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Mayara Alves de; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. História das creches no Brasil até a Constituição de 1988. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 490-499. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41482 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Caráter assistencialista | pt_BR |
dc.subject | Funções de Educar | pt_BR |
dc.title | História das creches no Brasil até a Constituição de 1988 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Durante muito tempo a creche foi considerada como sendo de caráter assistencialista, ou seja, um direito não de todos, mas somente dos que careciam deste atendimento, pois esta instituição era designada a cuidar das crianças enquanto os pais/mães trabalhavam, sendo assim, apenas os filhos dos trabalhadores frequentavam este estabelecimento. Nessa visão assistencialista, as creches eram consideradas como um espaço (depósito) para cuidar de crianças, não havendo nenhuma preocupação com o educar, embora educasse. Atualmente, a educação infantil é dividida entre creche e pré-escola, e essas fazem parte da educação básica juntamente com o ensino fundamental e médio. Essa conquista possibilitou um novo olhar perante a creche, aliando as funções de educar e cuidar no sentido de contribuir com o desenvolvimento e formação da criança. Certamente, as mudanças para que se garantisse o atendimento a primeira infância legal, não ocorreu de uma hora para outra, por isso procura-se investigar como foi iniciado o atendimento as crianças brasileiras através da história, visando perceber como se constituiu a instituição creche. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_macastro.pdf | 13,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.