Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
Autor(es): | Rabelo, Clotenir Damasceno Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira |
Palavras-chave: | Programas de formação continuada;Parâmetros em Ação – Alfabetização |
Data do documento: | 2008 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | RABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169. |
Resumo: | No contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459 |
ISBN: | 9788589872423 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_cdrabelo.pdf | 740,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.