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dc.contributor.authorRabelo, Clotenir Damasceno-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira-
dc.date.accessioned2019-05-07T16:03:46Z-
dc.date.available2019-05-07T16:03:46Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectProgramas de formação continuadapt_BR
dc.subjectParâmetros em Ação – Alfabetizaçãopt_BR
dc.titleA avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...]pt_BR
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