Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41387
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Avaliação de estratégias de ensino direcionadas às crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
Autor : | Bezerra, Milena de Holanda Oliveira Alves, Ingrid Maria Montenegro Silva, Raimunda Magalhães da |
Palabras clave : | Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH);Aprendizagem;Processo de Ensino-Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2008 |
Editorial : | UFC |
Citación : | BEZERRA, Milena de Holanda Oliveira; ALVES, Ingrid Maria Montenegro; SILVA, Raimunda Magalhães da. Avaliação de estratégias de ensino direcionadas às crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1961-1969. |
Resumen en portugués brasileño: | As implicações do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) variam desde dificuldades no desempenho escolar até problemas psicológicos e de ordem social (MATTOS et al., 2006; POETA & ROSA-NETO, 2004). A tríade sintomatológica do TDAH se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade, que exerce grande influência no processo de desenvolvimento e ocasiona impacto negativo em diferentes ambientes da vida da criança, da sua família e dos seus colegas (CARDO &SERVERA, 2008) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 assegura a responsabilidade das instituições sobre a adequação do ensino aos alunos com necessidades educacionais especiais, onde se inclui o TDAH, apesar desse transtorno não ser mencionado pela referida lei. No entanto, de acordo com documento elaborado pela Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 2002), esse transtorno encontra-se agregado às condutas típicas, que são definidas como manifestações de comportamento típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social e querequeira atendimento educacional especializado.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41387 |
ISBN : | 9788589872423 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_mhobezerra.pdf | 739,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.