Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41351
Type: Artigo de Evento
Title: Ser professor de história na ditadura militar no Brasil: aprendizados
Authors: Moura, Maria Lenúcia de
Goes, Glória Maria Vasconcelos
Keywords: Professor de História;Ditadura Militar no Brasil;Concepção tecnicista da educação;Reformas educacionais ditatoriais
Issue Date: 2014
Publisher: IMPRECE
Citation: MOURA, Maria Lenúcia de; GOES, Glória Maria Vasconcelos. Ser professor de história na ditadura militar no Brasil: aprendizados. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 890-900.
Abstract in Brazilian Portuguese: A formação de professores tem sido um dos temas que, nos últimos anos, mobiliza pesquisadores que se ocupam com a História da Educação Nacional. No processo de construção das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a sua promulgação com a Lei 9394/1996 (LDB), evidenciava-se que repensar os currículos e programas dos cursos de formação para a docência requeria um reexame das heranças que a história acumulou no campo educacional que, no caso brasileiro, perpassa contextos históricos que deixaram marcas que ainda hoje modelam as práticas de ensinar e aprender. Somos herdeiros do Ratio Studiorum (o manual pedagógico do ensino jesuítico) e das reformas educacionais ditatoriais do governo Vargas aos governos militares no Brasil. São heranças que em dias atuais ainda transversam as práticas docentes, embora nas últimas décadas tenhamos tentado superar. [...]
URI: 978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41351
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_mlmouragmvgoes.pdf2,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.