Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41351
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Ser professor de história na ditadura militar no Brasil: aprendizados |
Authors: | Moura, Maria Lenúcia de Goes, Glória Maria Vasconcelos |
Keywords: | Professor de História;Ditadura Militar no Brasil;Concepção tecnicista da educação;Reformas educacionais ditatoriais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | MOURA, Maria Lenúcia de; GOES, Glória Maria Vasconcelos. Ser professor de história na ditadura militar no Brasil: aprendizados. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 890-900. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A formação de professores tem sido um dos temas que, nos últimos anos, mobiliza pesquisadores que se ocupam com a História da Educação Nacional. No processo de construção das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a sua promulgação com a Lei 9394/1996 (LDB), evidenciava-se que repensar os currículos e programas dos cursos de formação para a docência requeria um reexame das heranças que a história acumulou no campo educacional que, no caso brasileiro, perpassa contextos históricos que deixaram marcas que ainda hoje modelam as práticas de ensinar e aprender. Somos herdeiros do Ratio Studiorum (o manual pedagógico do ensino jesuítico) e das reformas educacionais ditatoriais do governo Vargas aos governos militares no Brasil. São heranças que em dias atuais ainda transversam as práticas docentes, embora nas últimas décadas tenhamos tentado superar. [...] |
URI: | 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41351 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mlmouragmvgoes.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.