Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Maria Lenúcia de | - |
dc.contributor.author | Goes, Glória Maria Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T13:26:23Z | - |
dc.date.available | 2019-05-03T13:26:23Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Maria Lenúcia de; GOES, Glória Maria Vasconcelos. Ser professor de história na ditadura militar no Brasil: aprendizados. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 890-900. | pt_BR |
dc.identifier.uri | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41351 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Professor de História | pt_BR |
dc.subject | Ditadura Militar no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Concepção tecnicista da educação | pt_BR |
dc.subject | Reformas educacionais ditatoriais | pt_BR |
dc.title | Ser professor de história na ditadura militar no Brasil: aprendizados | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A formação de professores tem sido um dos temas que, nos últimos anos, mobiliza pesquisadores que se ocupam com a História da Educação Nacional. No processo de construção das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a sua promulgação com a Lei 9394/1996 (LDB), evidenciava-se que repensar os currículos e programas dos cursos de formação para a docência requeria um reexame das heranças que a história acumulou no campo educacional que, no caso brasileiro, perpassa contextos históricos que deixaram marcas que ainda hoje modelam as práticas de ensinar e aprender. Somos herdeiros do Ratio Studiorum (o manual pedagógico do ensino jesuítico) e das reformas educacionais ditatoriais do governo Vargas aos governos militares no Brasil. São heranças que em dias atuais ainda transversam as práticas docentes, embora nas últimas décadas tenhamos tentado superar. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mlmouragmvgoes.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.