Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41237
Tipo: Artigo de Evento
Título : Projetos para escola: tipificações e disputa de legitimidade
Autor : Lima, Alef de Oliveira
Gonçalves, Danyelle Nilin
Palabras clave : Escola;Projetos Educacionais;Legitimidade
Fecha de publicación : 2014
Citación : LIMA, Alef de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Projetos para escola: tipificações e disputa de legitimidade. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 2196-2205. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
Resumen en portugués brasileño: A Escola Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals funciona em três turnos na cidade de Fortaleza/CE. Como muitas instituições de ensino possuem uma variedade de projetos que visam proporcionar, dentre outras coisas, um maior dinamismo aos processos de ensino-aprendizagem. A proposta deste artigo é justamente refletir sobre alguns projetos educacionais que tem a escola como campo de atuação. A metodologia incluiu o mapeamento e a observação dos diversos projetos existentes na instituição, realizado através de uma ação vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subárea de Sociologia e executado por ocasião da disciplina de Prática do Trabalho Docente I, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Construiu-se um modelo de classificação para esses projetos de cunho educacional, de maneira a constituir tipificações acerca das interações que os mesmos têm com a instituição, a saber: projetos da escola que visam colocar a instituição de ensino como protagonista da ação de aprendizagem; projetos com a escola, programas de ações relacionados a dinamizar a escola sem alterar drasticamente suas funções; e projetos de escola, que têm como objetivo criar “currículos paralelos” e X diferentes funções para a instituição escolar. Cada um destes tipos se vale de uma lógica específica de funcionamento e proporcionam uma compreensão do Ensino Público, como esfera de disputa de legitimidade, já que acabam por sinalizar modelos de aprendizagem, de práticas pedagógicas e de intenções e valores que são intrínsecos à ação educativa. O que se coloca em questão é a competição simbólica em torno da escola pública, de um modelo de instituição, de seus usos e funções, e em certa medida, da conservação de status quo ou de uma ruptura conquistada através do processo educacional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41237
ISSN : 2318 6771
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_aolima.pdf495,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.