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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Alef de Oliveira-
dc.contributor.authorGonçalves, Danyelle Nilin-
dc.date.accessioned2019-05-02T11:16:52Z-
dc.date.available2019-05-02T11:16:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Alef de Oliveira; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Projetos para escola: tipificações e disputa de legitimidade. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 2196-2205. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.pt_BR
dc.identifier.issn2318 6771-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41237-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProjetos Educacionaispt_BR
dc.subjectLegitimidadept_BR
dc.titleProjetos para escola: tipificações e disputa de legitimidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Escola Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals funciona em três turnos na cidade de Fortaleza/CE. Como muitas instituições de ensino possuem uma variedade de projetos que visam proporcionar, dentre outras coisas, um maior dinamismo aos processos de ensino-aprendizagem. A proposta deste artigo é justamente refletir sobre alguns projetos educacionais que tem a escola como campo de atuação. A metodologia incluiu o mapeamento e a observação dos diversos projetos existentes na instituição, realizado através de uma ação vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subárea de Sociologia e executado por ocasião da disciplina de Prática do Trabalho Docente I, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Construiu-se um modelo de classificação para esses projetos de cunho educacional, de maneira a constituir tipificações acerca das interações que os mesmos têm com a instituição, a saber: projetos da escola que visam colocar a instituição de ensino como protagonista da ação de aprendizagem; projetos com a escola, programas de ações relacionados a dinamizar a escola sem alterar drasticamente suas funções; e projetos de escola, que têm como objetivo criar “currículos paralelos” e X diferentes funções para a instituição escolar. Cada um destes tipos se vale de uma lógica específica de funcionamento e proporcionam uma compreensão do Ensino Público, como esfera de disputa de legitimidade, já que acabam por sinalizar modelos de aprendizagem, de práticas pedagógicas e de intenções e valores que são intrínsecos à ação educativa. O que se coloca em questão é a competição simbólica em torno da escola pública, de um modelo de instituição, de seus usos e funções, e em certa medida, da conservação de status quo ou de uma ruptura conquistada através do processo educacional.pt_BR
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