Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro |
Autor(es): | Alves, Maria Alda de Sousa |
Palavras-chave: | Juventude;Escola;Projetos de futuro |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | EDUFRN |
Citação: | ALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 1332-1340. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. |
Resumo: | O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em sociologia, a qual busca compreender as relações entre juventude e escola a partir de uma problematização sobre os sentidos de transição do ensino médio para jovens. Embora a LDB (lei 9.394/96) situe o ensino médio com uma identidade própria, qual seja, como uma etapa final da educação básica, que visa preparar para o “exercício da cidadania” e para o “mercado de trabalho”, somente no estado do Ceará dados da SEDUC apontam que, em 2012, dos 350.000 alunos matriculados no ensino médio da rede pública 33.000 abandonaram a escola. Sabe-se que os dilemas e desafios no campo das juventudes e da educação não se restringem ao ensino médio, e muito menos ao contexto cearense. No caso da escola, fala-se, por exemplo, de uma crise enquanto instituição moderna, a qual vem experimentando mudanças profundas na contemporaneidade, implicando no que alguns autores chamam de “desinstitucionalização do social” (DUBET, 2007). Nesta pesquisa, busco analisar as oportunidades objetivas de jovens estudantes do ensino médio, etapa que pressupõe transição e construção de projetos de futuro, como também compreender os sentidos atribuídos por esses sujeitos a essa etapa de ensino. O que pensam os jovens sobre a escola de ensino médio? Qual o sentido do ensino médio para jovens/alunos de uma escola profissionalizante e de uma escola de ensino regular em Fortaleza-Ce? E qual a relação desse nível de ensino com os seus projetos de futuro? São algumas questões de partida. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200 |
ISSN: | 2318 6771 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_masalves.pdf | 584,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.