Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200
Type: Artigo de Evento
Title: Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro
Authors: Alves, Maria Alda de Sousa
Keywords: Juventude;Escola;Projetos de futuro
Issue Date: 2014
Publisher: EDUFRN
Citation: ALVES, Maria Alda de Sousa. Jovens no ensino médio: sentidos, transições e projetos de futuro. In: ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC),5.; SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID, 4.; SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (SID),11., 2-12 dez. 2014, Natal. Anais ... Natal: EDUFRN, 2014. p. 1332-1340. Tema: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em sociologia, a qual busca compreender as relações entre juventude e escola a partir de uma problematização sobre os sentidos de transição do ensino médio para jovens. Embora a LDB (lei 9.394/96) situe o ensino médio com uma identidade própria, qual seja, como uma etapa final da educação básica, que visa preparar para o “exercício da cidadania” e para o “mercado de trabalho”, somente no estado do Ceará dados da SEDUC apontam que, em 2012, dos 350.000 alunos matriculados no ensino médio da rede pública 33.000 abandonaram a escola. Sabe-se que os dilemas e desafios no campo das juventudes e da educação não se restringem ao ensino médio, e muito menos ao contexto cearense. No caso da escola, fala-se, por exemplo, de uma crise enquanto instituição moderna, a qual vem experimentando mudanças profundas na contemporaneidade, implicando no que alguns autores chamam de “desinstitucionalização do social” (DUBET, 2007). Nesta pesquisa, busco analisar as oportunidades objetivas de jovens estudantes do ensino médio, etapa que pressupõe transição e construção de projetos de futuro, como também compreender os sentidos atribuídos por esses sujeitos a essa etapa de ensino. O que pensam os jovens sobre a escola de ensino médio? Qual o sentido do ensino médio para jovens/alunos de uma escola profissionalizante e de uma escola de ensino regular em Fortaleza-Ce? E qual a relação desse nível de ensino com os seus projetos de futuro? São algumas questões de partida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41200
ISSN: 2318 6771
Appears in Collections:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_masalves.pdf584,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.