Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41160
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Ecos do passado no presente: educação de adultos do século XX |
Authors: | Damasceno, Ana Daniella Silva, Kamillo Karol Ribeiro e |
Keywords: | Educação de adultos;Século XX;Práticas educacionais;Inovações educacionais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | IMPRECE |
Citation: | DAMASCENO, Ana Daniella; SILVA, Kamillo Karol Ribeiro e. Ecos do passado no presente: educação de adultos do século XX. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 606-617. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo é uma breve síntese de pesquisa dissertativa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará sobre as escolas noturnas criadas no período da Primeira República em terras alencarinas. Desenvolvido com o propósito de preencher uma lacuna acadêmica nas pesquisas sobre a história da educação de adultos, a pesquisa permitiu identificar a existência de um projeto para a educação de adultos no Ceará da Primeira República. Através da constatação do funcionamento de cursos noturnos mantidos pelo Estado e também por grupos sociais diversos, percebeu- se que a educação de adultos se inicia bem antes da segunda metade do século XX. Durante a pesquisa, observaram-se iniciativas de escolarização para adultos e a existência de uma discussão sobre o problema do iletramento entre esta parcela da população. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41160 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_addamascenokkrsilva.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.