Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41156
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação física: do movimento natural à formadora social.
Autor(es): Alves, Bruna Oliveira
Queiroz, Ana Patrícia Cavalcante de
Palavras-chave: Educação Física;Aspectos históricos;Disciplina escolar;Formação integral
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: ALVES, Bruna Oliveira; QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante de. Educação física: do movimento natural à formadora social. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 642-652.
Resumo: A Educação Física atualmente é uma disciplina de grande importância no ambiente escolar visto que esta associada à parte complementar e indispensável para a formação integral dos educandos (Brasil, 1998). Historicamente falando, o movimento, considerado como uma atividade humana muito importante tem recebido atenção por inúmeros estudiosos desde a mais antiga civilização. Esta atenção ao movimento humano, referência da Educação Física, é contemplada e representada em inúmeras obras bibliográficas e não bibliográficas desde as civilizações mais primárias, favorecendo não somente a formação do aspecto motor, como também em algumas civilizações enfatizada como importante para a construção de um homem íntegro e hígido como explicita Jaeger, (1994) em seu livro Paidéia: a formação do homem grego. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41156
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_boalvesapcqueiroz.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.