Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41152
Tipo: | Dissertação |
Título : | Aspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Administração Pública do Instituto UFC Virtual |
Autor : | Cavalcante, Maria Alexsandra Pires |
Tutor: | Rodrigues, Maxweel Veras |
Co-asesor: | Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
Palabras clave : | Egressos;Avaliação Institucional;Educação a distância |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | CAVALCANTE, Maria Alexsandra Pires. Aspectos de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Administração Pública do Instituto UFC Virtual. 2019. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Diante da expansão da educação superior, interiorização dos cursos de graduação e democratização do ensino, surgiu a oferta do ensino superior em Educação a Distância (EaD), mediada através da internet, em que professor e aluno, em tempos diferentes, interagem e promovem, assim, a inclusão social. Neste contexto, o acompanhamento dos graduandos via EaD, ainda, constitui um desafio, embora esse acompanhamento possa servir de indicador para melhoria do Projeto Político Pedagógico (PPP). Diante do exposto fica a seguinte indagação: como conhecer os aspectos de acompanhamento de egressos de Educação a Distância, por meio de indicadores de eficácia, de modo a cumprir com o que preconiza a LDB/1996 em seus artigos 2º; 3º e 43º? Logo, a presente pesquisa propôs conhecer os aspectos sobre o acompanhamento de egressos do curso de bacharelado em Administração Pública em EaD, por meio de indicadores de eficácia em consonância com a LDB/1996. Caracterizou-se como pesquisa do tipo exploratória e descritiva, em relação aos aspectos técnicos foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa dos egressos do curso semipresencial de bacharelado em administração pública da Universidade Federal do Ceará (UFC Virtual). O procedimento utilizado foi o Survey a fim de contribuir na pesquisa prospectiva do público investigado. O público alvo foram os egressos do curso de bacharelado em administração pública da UFC Virtual, nos campus de Quixadá; Caucaia; Tauá; Sobral; São Gonçalo do Amarante; Russas; Maranguape; Fortaleza; Camocim e Beberibe; mediante questionário semiestruturado. O instrumento foi elaborado a partir do PPP do curso e dividido em categorias: perfil demográfico; perfil laboral; perfil acadêmico e perfil das competências desenvolvidas, subsidiando a elaboração dos indicadores de eficácia. O instrumento foi aplicado para 412 egressos, obteve-se resposta de 66 egressos em uma amostra aleatória. Os indicadores mostram a realidade do perfil do egresso e os pontos fortes e fracos do curso, entre eles: melhorar infraestrutura, atualizar material didático impresso, implantar uma biblioteca em cada polo, desenvolver vídeos aulas mais interativas, ofertar pós-graduação lato senso e stricto senso e criar polos fixos, no geral o curso proporciona empregabilidade. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento dos egressos, a fim do curso realizar autoavaliação do PPP de forma a permitir que o discente usufrua de um curso atualizado, e dentro das exigências do mercado de trabalho. Ficando de sugestão para futuras pesquisas propor um método de acompanhamento de egressos com meios de medição da eficiência e da eficácia, análise da gestão do conhecimento e examinado táticas de aprimoramento. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41152 |
Aparece en las colecciones: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_mapcavalcante.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.