Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41137
Tipo: | TCC |
Título : | Jornada na cooperação: uma proposta didática para ensinar Relatividade Restrita no Ensino Médio |
Autor : | Oliveira, Larissa de Sousa |
Tutor: | Reis, Saulo Davi Soares e |
Palabras clave : | Aprendizagem;Relatividade especial (Física);Cooperativismo;Física;Ensino |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | OLIVEIRA, L. S. Jornada na cooperação: uma proposta didática para ensinar Relatividade Restrita no Ensino Médio. 2018. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Os conceitos de Mecânica Quântica e Teoria da Relatividade Restrita têm se feito cada vez mais presentes na sociedade, seja por meio das tecnologias, da mídia ou das divulgações científicas, fazendo que seu ensino nas escolas seja necessário para que os objetivos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais possam ser alcançados. Por outro lado, em geral, o ensino de Física no Ensino Médio tem ocorrido de forma excessivamente conteudista e priorizado a abordagem da Física Clássica, que domina o currículo, cabendo à Física Moderna uma pequena participação. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração e a apresentação de uma proposta didática utilizando Aprendizagem Cooperativa para ensinar Teoria da Relatividade Restrita no Ensino Médio, além da aplicação dessa proposta em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino de Fortaleza, Ceará. A estratégia metodológica utilizada baseou-se nas pesquisas bibliográfica e documental e na análise quali-quantitativa dos produtos obtidos pela implementação, em sete aulas, da proposta pedagógica. Os resultados obtidos indicaram que a proposta pode constituir-se em um bom método para apresentar o tema da Relatividade Restrita para os estudantes, pois os espaços de discussão proporcionados pela Aprendizagem Cooperativa foram bastante importantes para a construção argumentativa dos estudantes e para melhor compreensão dos mesmos em relação aos conceitos de tempo e espaço na ótica relativística. |
Abstract: | The concepts of Quantum Mechanics and Restricted Relativity Theory have become increasingly present in society, whether through technology, the media or scientific dissemination, making their teaching in schools necessary for the objectives presented in the National Curricular Parameters can be achieved. On the other hand, in general, the teaching of Physics in High School has occurred in an excessively content and prioritized the approach of Classical Physics, which dominates the curriculum, and Modern Physics has a small participation. In this context, the present work had as its objective the elaboration and presentation of a didactic proposal using Cooperative Learning to teach Theory of Restricted Relativity in High School, besides the application of this proposal in a public high school in Fortaleza, Ceará. The methodological strategy used was based on bibliographical and documentary research and on the qualitative-quantitative analysis of the products obtained through the implementation of the pedagogical proposal in seven classes. The results indicated that the proposal can be a good method to present the subject of Restricted Relativity for students, since the spaces of discussion provided by Cooperative Learning were very important for the argumentative construction of the students and for a better understanding of them in relation to the concepts of time and space in relativistic optics. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41137 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_lsoliveira.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.