Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41134
Tipo: | TCC |
Título : | O uso de experimentos computacionais interativos no ensino de mecânica para alunos do 1º ano do ensino médio |
Autor : | Rosendo Júnior, José |
Tutor: | Paschoal, Alexandre Rocha |
Palabras clave : | Mecânica;Ensino;Computação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | ROSENDO JÚNIOR, J. O uso de experimentos computacionais interativos no ensino de mecânica para alunos do 1º ano do ensino médio. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a mecânica clássica - que é o ramo da física que estuda o comportamento de um sistema, seu movimento, ou estado de repouso, bem como as forças que interagem nesse sistema – o seu ensino dentro das escolas, bem como seu ensino mais prático dentro das salas de aula, em especial nas turmas de 1º ano do ensino médio, e a influência dessas práticas na melhor aprendizagem dos alunos. Através de práticas experimentais computacionais, os discentes têm uma maior compreensão do assunto abordado, relacionando a teoria aprendida em sala de aula com os fenômenos vivenciados no cotidiano. Para isso, foi aplicado um roteiro de prática, no qual os estudantes realizaram medições a partir dos dados fornecidos por meio de uma simulação computacional de ensino de mecânica. Tendo ao final deste mesmo roteiro um questionário acerca do assunto, que foi respondido de forma individual pelos estudantes. Sendo observado, de acordo com as respostas ao questionário, um real aprendizado do assunto abordado, conseguindo os estudantes associar de forma correta, os fenômenos observados na simulação, com fenômenos de seu cotidiano. |
Abstract: | The present work of course completion for a class of classical mechanics - the branch of physics that studies the behavior of a system, its movement, or resting state, as well as the forces interacting in that system - their teaching within the schools, as well as their more practical teaching within the classrooms, especially in the first year of high school, and the influence of these practices on the better learning of the students. Through ex-perimental computational practices, the students have a greater understanding of the subject addressed, relating the theory learned in the classroom with the phenomena ex-perienced in the daily life. For this, a practical script was applied, in which the students made measurements from the data provided by means of a computational simulation of mechanics teaching. Having at the end of this same script a questionnaire about the sub-ject, which was answered individually by the students. According to the answers to the questionnaire, a real learning of the subject was observed, allowing the students to cor-rectly associate the phenomena observed in the simulation with phenomena of their daily life. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41134 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_jrosendojúnior.pdf | 461,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.