Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41111
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica (RP) |
Autor(es): | Lima, Luiz Gustavo Silva Crispim de Damasceno, Tâmila Thaiane da Silva |
Palavras-chave: | Análise;Formação de discentes;Residência pedagógica |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | LIMA, Luiz Gustavo Silva Crispim de; DAMASCENO, Tâmila Thaiane da Silva. Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica (RP). In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 279-282. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação. |
Resumo: | Este trabalho apresenta os primeiros resultados das análises do programa Residência Pedagógica (RP) de Ciências Biológicas da UFC que teve como objetivo a otimização da formação de discentes de licenciatura, contribuindo para a qualidade do ensino na educação básica. O objetivo do trabalho foi direcionar futuras atividades da RP para tentar suprir lacunas na educação dos alunos, observadas pelos bolsistas, e conduzir as atividades do programa. A metodologia pautou-se nas observações diretas do cotidiano das escolas e das salas de aula, para que posteriormente houvessem intervenções feitas pelos bolsistas para os alunos, com pesquisas de referenciais teóricos, para identificar quais tipos de ações seriam feitas, permitindo a estreita relação entre teoria e prática e transformação da realidade estudada, como também a realização de rodas de conversas com os alunos do Ensino Médio. Como resultados constatamos que nas escolas os alunos tinham dificuldades em temas como identidade e educação sexual, noções de corpo humano, problemáticas de meio ambiente, e dúvidas sobre o ENEM. As ações foram iniciadas em outubro na escola Félix de Azevedo. Por fim, as análises demonstram a relevância da Residência Pedagógica na aproximação de escolas públicas e estudantes de licenciaturas, através de ações no âmbito escolar na tentativa de enfrentar os desafios da realidade educacional e da formação de futuros professores. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41111 |
ISSN: | 2595 9956 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_lgsclima.pdf | 455,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.