Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41111
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Luiz Gustavo Silva Crispim de | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Tâmila Thaiane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-26T14:01:07Z | - |
dc.date.available | 2019-04-26T14:01:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luiz Gustavo Silva Crispim de; DAMASCENO, Tâmila Thaiane da Silva. Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica (RP). In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 279-282. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595 9956 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41111 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Análise | pt_BR |
dc.subject | Formação de discentes | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.title | Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica (RP) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta os primeiros resultados das análises do programa Residência Pedagógica (RP) de Ciências Biológicas da UFC que teve como objetivo a otimização da formação de discentes de licenciatura, contribuindo para a qualidade do ensino na educação básica. O objetivo do trabalho foi direcionar futuras atividades da RP para tentar suprir lacunas na educação dos alunos, observadas pelos bolsistas, e conduzir as atividades do programa. A metodologia pautou-se nas observações diretas do cotidiano das escolas e das salas de aula, para que posteriormente houvessem intervenções feitas pelos bolsistas para os alunos, com pesquisas de referenciais teóricos, para identificar quais tipos de ações seriam feitas, permitindo a estreita relação entre teoria e prática e transformação da realidade estudada, como também a realização de rodas de conversas com os alunos do Ensino Médio. Como resultados constatamos que nas escolas os alunos tinham dificuldades em temas como identidade e educação sexual, noções de corpo humano, problemáticas de meio ambiente, e dúvidas sobre o ENEM. As ações foram iniciadas em outubro na escola Félix de Azevedo. Por fim, as análises demonstram a relevância da Residência Pedagógica na aproximação de escolas públicas e estudantes de licenciaturas, através de ações no âmbito escolar na tentativa de enfrentar os desafios da realidade educacional e da formação de futuros professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_lgsclima.pdf | 455,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.