Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41111
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Luiz Gustavo Silva Crispim de-
dc.contributor.authorDamasceno, Tâmila Thaiane da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-26T14:01:07Z-
dc.date.available2019-04-26T14:01:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Luiz Gustavo Silva Crispim de; DAMASCENO, Tâmila Thaiane da Silva. Análise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica (RP). In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 279-282. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.pt_BR
dc.identifier.issn2595 9956-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41111-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectFormação de discentespt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.titleAnálise da realidade escolar como forma de direcionar ações do Programa Residência Pedagógica (RP)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta os primeiros resultados das análises do programa Residência Pedagógica (RP) de Ciências Biológicas da UFC que teve como objetivo a otimização da formação de discentes de licenciatura, contribuindo para a qualidade do ensino na educação básica. O objetivo do trabalho foi direcionar futuras atividades da RP para tentar suprir lacunas na educação dos alunos, observadas pelos bolsistas, e conduzir as atividades do programa. A metodologia pautou-se nas observações diretas do cotidiano das escolas e das salas de aula, para que posteriormente houvessem intervenções feitas pelos bolsistas para os alunos, com pesquisas de referenciais teóricos, para identificar quais tipos de ações seriam feitas, permitindo a estreita relação entre teoria e prática e transformação da realidade estudada, como também a realização de rodas de conversas com os alunos do Ensino Médio. Como resultados constatamos que nas escolas os alunos tinham dificuldades em temas como identidade e educação sexual, noções de corpo humano, problemáticas de meio ambiente, e dúvidas sobre o ENEM. As ações foram iniciadas em outubro na escola Félix de Azevedo. Por fim, as análises demonstram a relevância da Residência Pedagógica na aproximação de escolas públicas e estudantes de licenciaturas, através de ações no âmbito escolar na tentativa de enfrentar os desafios da realidade educacional e da formação de futuros professores.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_lgsclima.pdf455,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.