Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41044
Type: Artigo de Evento
Title: A ciência rumo ao Sertão do Ceará (1877-1884)
Authors: Monteiro, Renata Felipe
Keywords: Invenções tecnológicas;Mudanças para o progresso
Issue Date: 2011
Publisher: ANPUH
Citation: MONTEIRO, Renata Felipe. A ciência rumo ao Sertão do Ceará (1877-1884). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011
Abstract in Brazilian Portuguese: A ciência desde o século XVIII era visualizada como a principal promulgadora das modificações impostas às grandes cidades, principalmente na Europa. Os homens acreditavam que, através das invenções tecnológicas, haveria mudanças significativas nas regiões habitadas, alcançando-se mais rapidamente o progresso, a modernidade e a civilização. No século XIX um sujeito acentuou essa credulidade no conhecimento científico: o engenheiro. Com a criação das escolas de engenharia no Brasil, tais como a Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1874) e a Escola de Minas/Ouro Preto (1876), esse profissional ganhou maior destaque e muitos foram contratados pelo Governo Imperial para a construção de obras públicas. A atuação dos profissionais da engenharia não teve início, porém, com a criação dessas escolas especializadas. A formação dos engenheiros no Brasil era realizada inicialmente pela Escola Militar da Corte (criada em 1839), que tinha a “duração de sete anos, mas somente no último compareciam disciplinas típicas da engenharia civil: Arquitetura, Hidráulica, Construção” (COELHO, 1999:195). Em 1858, com a promulgação do decreto nº2116, de 1º de março, uma importante alteração foi efetuada na profissionalização dos engenheiros, com a criação da Escola Central.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41044
ISBN: 978 85 98711 08 9
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_rfmonteiro.pdf274,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.