Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41026
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Efeito de hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica no conhecimento da enfermagem: estudo quase-experimental |
Título en inglés: | Effect of educational hypermedia on peripheral venous puncture in nursing knowledge: a quasi-experimental study |
Autor : | Frota, Natasha Marques Barros, Lívia Moreira Galindo Neto, Nelson Miguel Honório, Rita Paiva Pereira Freitas, Marta Maria Costa Caetano, Joselany Áfio |
Palabras clave : | Enfermagem;Cateterismo Periférico;Tecnologia Educacional |
Fecha de publicación : | ene-2018 |
Editorial : | Online Brazilian Journal of Nursing |
Citación : | FROTA, Natasha Marques et al. Efeito de hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica no conhecimento da enfermagem: estudo quase-experimental. Online Braz j Nurs, v.16, n. 3, e289-297, jan. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital universitário antes e após o uso de uma hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica. Método: estudo quase-experimental realizado com 57 profissionais da enfermagem de um hospital universitário no município de Fortaleza-Ceará. Foi realizada verificação do conhecimento prévio e do conhecimento adquirido após a utilização de hipermídia disponível na Plataforma Solar da Universidade Federal do Ceará. Para análise estatística, utilizou-se o teste binomial e p<0,05. Resultado: os acertos possuíram significância estatística em todas as questões do pósteste dos técnicos de enfermagem e em 46,6% das questões do pós-teste dos enfermeiros. Nas questões onde não houve diferença estatística, observou-se o aumento na quantidade de acertos. Conclusão: a efetividade da hipermídia para o ensino da equipe de enfermagem aponta que a mesma é um recurso que pode contribuir com a qualificação profissional acerca da punção venosa periférica. |
Abstract: | Aim: to evaluate the knowledge of the nursing team of a university hospital before and after the use of an educational hypermedia about the peripheral venous puncture. Method: a quasi-experimental study with 57 nursing professionals from a university hospital in the city of Fortaleza, Ceará. The previous knowledge and acquired knowledge were verified after the use of hypermedia available in the Solar Platform of the Federal University of Ceará. For statistical analysis, the binomial test and p <0.05 were used. Results: the correct answers were statistically significant in all post-test questions of nursing technicians and in 46.6% of nurses' post-test questions. In the questions where there was no statistical difference, the increase in the number of correct answers was observed. Conclusion: the effectiveness of hypermedia for the teaching of the nursing team indicates that it is a resource that can contribute to professional qualification on peripheral venous puncture. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41026 |
ISSN : | 1676-4285 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_nmfrota.pdf | 133,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.