Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrota, Natasha Marques-
dc.contributor.authorBarros, Lívia Moreira-
dc.contributor.authorGalindo Neto, Nelson Miguel-
dc.contributor.authorHonório, Rita Paiva Pereira-
dc.contributor.authorFreitas, Marta Maria Costa-
dc.contributor.authorCaetano, Joselany Áfio-
dc.date.accessioned2019-04-24T14:09:42Z-
dc.date.available2019-04-24T14:09:42Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.citationFROTA, Natasha Marques et al. Efeito de hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica no conhecimento da enfermagem: estudo quase-experimental. Online Braz j Nurs, v.16, n. 3, e289-297, jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1676-4285-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41026-
dc.description.abstractAim: to evaluate the knowledge of the nursing team of a university hospital before and after the use of an educational hypermedia about the peripheral venous puncture. Method: a quasi-experimental study with 57 nursing professionals from a university hospital in the city of Fortaleza, Ceará. The previous knowledge and acquired knowledge were verified after the use of hypermedia available in the Solar Platform of the Federal University of Ceará. For statistical analysis, the binomial test and p <0.05 were used. Results: the correct answers were statistically significant in all post-test questions of nursing technicians and in 46.6% of nurses' post-test questions. In the questions where there was no statistical difference, the increase in the number of correct answers was observed. Conclusion: the effectiveness of hypermedia for the teaching of the nursing team indicates that it is a resource that can contribute to professional qualification on peripheral venous puncture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOnline Brazilian Journal of Nursingpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectCateterismo Periféricopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleEfeito de hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica no conhecimento da enfermagem: estudo quase-experimentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital universitário antes e após o uso de uma hipermídia educacional acerca da punção venosa periférica. Método: estudo quase-experimental realizado com 57 profissionais da enfermagem de um hospital universitário no município de Fortaleza-Ceará. Foi realizada verificação do conhecimento prévio e do conhecimento adquirido após a utilização de hipermídia disponível na Plataforma Solar da Universidade Federal do Ceará. Para análise estatística, utilizou-se o teste binomial e p<0,05. Resultado: os acertos possuíram significância estatística em todas as questões do pósteste dos técnicos de enfermagem e em 46,6% das questões do pós-teste dos enfermeiros. Nas questões onde não houve diferença estatística, observou-se o aumento na quantidade de acertos. Conclusão: a efetividade da hipermídia para o ensino da equipe de enfermagem aponta que a mesma é um recurso que pode contribuir com a qualificação profissional acerca da punção venosa periférica.pt_BR
dc.title.enEffect of educational hypermedia on peripheral venous puncture in nursing knowledge: a quasi-experimental studypt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_nmfrota.pdf133,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.