Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40958
Tipo: | TCC |
Título: | OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e o seu incentivo ao ensino no Brasil |
Autor(es): | Santos, Priscila Soares dos |
Orientador: | Freitas, Daniel Brito de |
Palavras-chave: | Olimpíada de Astronomia;Curso preparatório;Ensino de Física |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SANTOS, P. S. OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e o seu incentivo ao ensino no Brasil. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição que nasceu em 1998 com o intuito de popularizar a astronomia no Brasil entre alunos de escolas públicas e privadas e busca capacitar e colaborar com os docentes em suas abordagens e preparação das aulas, já que a maioria não é formada em Astronomia e Astronáutica. Nos últimos anos, o estado do Ceará vem se destacando entre os estados com mais participantes na prova. Por isso, este trabalho descreve a OBA e suas conquistas ao longo dos últimos anos, como o estado do Ceará tem se destacado na olimpíada e como ajuda na formação dos participantes. Analisamos de que maneiras os alunos são motivados a fazerem essa prova e qual a relevância em suas vidas acadêmicas e utilizamos a metodologia do Curso Preparatório para a OBA (2018) realizada pelo grupo GEPAC na escola IFCE, voltado para alunos de Ensino Médio, como objeto de nossa pesquisa e através de um questionário respondido pelos estudantes participantes, discutimos as suas respostas e qual o papel da Astronomia no ensino de outras disciplinas como Física, Matemática e Geografia. |
Abstract: | The Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA) is a competition that was born in 1998 with the intention of popularizing astronomy in Brazil between public and private school students and seeks to train and collaborate with teachers in their approaches and preparation of classes, already that most are not trained in Astronomy and Astronautics. In the last years, the state of Ceará has been standing out among the states with more participants in the race. Therefore, this work describes the OBA and its achievements over the last few years, as the state of Ceará has excelled in the Olympiad and as an aid in training the participants. We analyze how students are motivated to take this test and what relevance they have in their academic lives and we use the methodology of the Preparatory Course for the OBA (2018) conducted by the GEPAC group at the IFCE school, aimed at high school students, as an object of our research and through a questionnaire answered by the participating students, we discuss their answers and the role of Astronomy in teaching other disciplines such as Physics, Mathematics and Geography. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40958 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_pssantos.pdf | 713,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.