Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40867
Tipo: Artigo de Evento
Título: O Museu do Sertão como espaço não-escolar de ensino-aprendizagem
Autor(es): Marinho, Zacarias
Palavras-chave: Museu do Sertão;Potencial educativo;Espaços não-escolares;Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: MARINHO, Zacarias. O Museu do Sertão como espaço não-escolar de ensino-aprendizagem. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 372-384.
Resumo: Os espaços eleitos como apropriados à formação das gerações futuras, sofreram ao longo dos tempos uma grande variedade: a aldeia, o lar, a igreja e a escola moderna, são exemplos desses espaços. Acompanhando essa variação, os procedimentos metodológicos foram sendo reconfigurados diante das necessidades apresentadas, visto que o espaço não é apenas palco de intervenção, mas também orienta essa intervenção, provocando limites e possibilidades nas ações dos sujeitos. Portanto, se compreendemos que os ambientes educativos não se reduzem à escola e à sala de aula, compreendemos também que estes, no atual contexto, requerem diferentes proposições metodológicas. Nessa perspectiva, a aula em espaços não-escolares ganha ênfase em meio a outros procedimentos. É essa relação metodologia/ espaço uma das questões abordadas aqui, tomando por referência empírica o trabalho desenvolvido na disciplina Ensino de Geografia, no Curso de Pedagogia da UERN, no Campus Central em Mossoró-RN. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40867
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_zmarinho.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.