Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40719
Tipo: TCC
Título : Autoavaliação do estágio supervisionado: um caso prático aplicado à Engenharia de Produção Mecânica
Autor : Santos, Amanda Giselle Sousa
Tutor: Mâsih, Rogério Teixeira
Palabras clave : Avaliação institucional;Sinaes;Programa de estágio
Fecha de publicación : 2018
Citación : SANTOS, A. G. S. Autoavaliação do estágio supervisionado: um caso prático aplicado à Engenharia de Produção Mecânica. 2018. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho busca elaborar um questionário de Autoavaliação do Estágio Supervisionado, estruturado à luz das dimensões preconizadas pelo Sinaes, a ser aplicado aos discentes de Engenharia de Produção Mecânica da UFC – Universidade Federal do Ceará. Possui o propósito de mostrar a relevância da Avaliação Institucional no contexto das Instituições de Ensino Superior - IES, bem como salientar o “Programa de Estágio” e evidenciar a sua relevância frente a indissociabilidade da tríade: ensino, pesquisa e extensão. Para isto, fundamentou-se no suporte teórico da Avaliação Institucional, a partir do roteiro de Autoavaliação proposto pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, em particular as dimensões que abordam a Extensão Universitária, a responsabilidade social da IES e o apoio ao discente. Para atingir o objetivo proposto pelo trabalho, procedeu-se a uma pesquisa de campo do tipo descritiva por meio de um questionário. A partir da abordagem quantitativa e de aspectos qualitativos, tratados de forma indissociável e fornecidos sob a perspectiva dos alunos, foram obtidos resultados que permitiram a análise da opinião desses discentes acerca do projeto de extensão “Programa de Estágio”. Apesar de no geral o “Programa de Estágio” encontrar-se bem institucionalizado, sob uma análise global, os resultados demonstram a possibilidade de melhorias a serem realizadas do âmbito da UFC. Desse modo, espera-se que os resultados obtidos com o estudo possam contribuir de algum modo para o curso e para a Avaliação Institucional da UFC.
Abstract: This Research searches to draw up a questionnaire of supervised internship self-assessment, it structured the lights of the dimensions advocated by the Sinaes, to be applied to the students of Mechanical Engineering of the UFC - Federal University from Ceara. It has the purpose to show the relevance of institutional evaluation in the context of higher education institutions – HEI, how to point out the extension project “internship program” and to highlight its relevance compared to the indissociability of the triad: teaching, research and extension. For this, it was based in the theoretical support of Institutional Evaluation as of the script of selfevaluation proposed by the Sinaes. National System for the Evaluation of Higher Education, in particular the dimensions which approach the University Extension, the social responsibility of HEI and the supporting to the student. To achieve the objective proposed by the research, it proceed to a field research of descriptive sort by means of a questionnaire. On the basis of a quantitative methodology and qualitative aspects, treated in an inseparable way and provided from the perspective of students, it was achieved results that allowed an analysis of the opinion of the students about the extension project "Internship Program". Despite in general the "Internship Program" finds itself well institutionalized in a global analysis, the results show the possibilities of improvement to be made of context of UFC. Thus, it hopes that found results with the studying could contribute in some way for the course and for the institutional evaluation of UFC.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40719
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_agssantos.pdf667,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.