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Tipo: Dissertação
Título: O ensino das relações grafofonológicas como estratégia para reduzir erros ortográficos na educação de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Francisca Aline Almeida
Orientador: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Palavras-chave: Ortografia;Educação de Jovens e Adultos;Relações grafofonológicas;Orthography
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Francisca Aline Almeida. O ensino das relações grafofonológicas como estratégia para reduzir erros ortográficos na educação de jovens e adultos. 2019. 119f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A escrita é socialmente valorizada, pois representa o saber legitimado e também possibilita o acesso aos bens de cultura. Escrever, pautado pelo que orienta a norma ortográfica, torna-se uma necessidade para que o indivíduo realize um uso eficiente da língua e não seja estigmatizado pelo domínio de apenas uma variante linguística. Nas várias etapas de ensino, ainda se percebem dificuldades na ortografia, sinalizando que o tratamento a ela dispensado carece de ser revisto. Com alunos que apresentam uma trajetória escolar irregular, como os da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), as dificuldades são, por vezes, acentuadas e essa defasagem é o limitador que mais os incomoda. Pautando-se nas pesquisas de Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), dentre outros, este trabalho objetiva avaliar os efeitos do ensino das relações grafofonológicas na redução dos casos de desvios à norma na turma de modalidade EJA nível VI (8º/9º anos) de uma escola da rede pública municipal de Eusébio. Para isso, foram tomados como objeto de análise os três erros motivados pela oralidade mais frequentes na turma, constatados a partir de investigação prévia: o apagamento do <r> em coda de verbos no infinitivo, a lateralização de [w] e a monotongação de verbos no pretérito perfeito do indicativo. Trata-se de uma pesquisa-ação com avaliação quali-quantitativa dos dados do pré e pós-teste entremeada por atividades interventivas. Os resultados apontaram a pertinência de um trabalho sistematizado com a ortografia a fim de corrigir problemas que se perpetuam na trajetória escolar dos alunos. Chegou-se à conclusão de que atividades ortográficas que relacionem os conhecimentos da turma a informações sobre a estrutura e sobre o funcionamento da língua ajudam a reduzir desvios à norma.
Abstract: Writing is socially valued, as it represents legitimized knowledge and enables access to cultural goods. Writing based on what guides the orthographic norm becomes a necessity for the individual to make an efficient use of the language and not be stigmatized by the domain of only one linguistic variant. In the various stages of teaching, difficulties are still detected in the spelling, indicating that the treatment to be dispensed needs to be reviewed. With studentes who present an irregular school trajectory, such as those of the Youth and Adult Educacion (EJA) modality, the difficulties are sometimes accentuated and this lag is the limiter that bothers them most. Based on the research of Soares (2017), Possenti (2001), Bortoni-Ricardo (2009), Bagno (2007), Gnerre (1998), Freire (1991, 2011), Cagliari (2002), Morais (2008, 2010), Lemle (2007), among others, this study aims to evaluate the effects of the teaching of grafophonological relations in the reduction of cases of deviations from the norm in the class of EJA modality level VI (8th/9th grade) of a school in the municipal public network of Eusebio. For this, the three most frequent mistakes motivated by orality in class, verified from previous research, were taken as the object of analysis: the deletion of the <r> in coda of verbs in the infinitive, the lateralization of [w] and the monotongation of verbs in the perfect tense of the indicative. It is an action research with qualitative and quantitative evaluation of the data interspersed by intervention activities. It was concluded that orthographic activities that relate the knowledge of the class to information on the structure and functioning of the language help reduce deviations from the norm.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40692
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