Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40678
Type: TCC
Title: Estudo de decisão de localização de um e-commerce do ramo de acessórios de celular
Authors: Pinho, Vinícius Elias
Advisor: Pontes, Heráclito Lopes Jaguaribe
Keywords: Logística;Decisão de localização;E-commerce
Issue Date: 2018
Citation: PINHO, Vinícius Elias. Estudo de decisão de localização de um e-commerce do ramo de acessórios de celular. 2018. 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em um cenário competitivo e dinâmico, a busca pela excelência na prestação de serviços e a melhor utilização de recursos exigem o foco em uma boa gestão da cadeia de suprimentos. Entre as decisões mais importantes da cadeia de suprimentos está a localização de instalações. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo propor a melhor localização de instalação de um e-commerce do ramo de acessórios de celular, buscando elevar o nível de serviço existente e reduzir custos. Neste sentido, um estudo de caso foi realizado, o qual pode ser caracterizado como uma pesquisa aplicada, descritiva e de caráter predominantemente quantitativo. O estudo consiste na aplicação de três métodos de decisão de localização de instalações: Centro de Gravidade, SMARTS (Simple Multi-Attribute Rating Technique using Swings Weights) e SMARTER (Simple Multi-Attribute Rating Technique using Exploiting Rankings). Para que o melhor resultado entre os três métodos fosse escolhido, utilizou-se a ferramenta AHP (Analytic Hierarchy Processs) para o auxílio da decisão. Como resultado do estudo de caso foi identificada a cidade de Mairiporã, sinalizando a essencialidade da proximidade dos clientes da empresa.
Abstract: In a competitive and dynamic environment, the search for excellence in service delivery and the best use of resources require a focus on good supply chain management. Among the most important decisions of the supply chain is the location of facilities. Thus, the present work aims to propose the best installation location for an ecommerce of the branch of cellular accessories, seeking to raise the existing level of service and reduce costs. In this sense, a case study was carried out, which can be characterized as an applied, descriptive and predominantly quantitative research. The study consists in the application of three methods of decision of location of facilities: Gravity Center, SMARTS (Simple Multi-Attribute Rating Technique using Swings Weights) and SMARTER (Simple Multi-Attribute Rating Technique using Exploiting Rankings). In order for the best result among the three methods to be chosen, the AHP (Analytic Hierarchy Processs) tool was used to aid the decision. As a result of the case study, the city of Mairiporã was identified, signaling the essentiality of the proximity of the company's clients.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40678
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_vepinho.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.