Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40548
Tipo: TCC
Título : Quando aprendo no museu: estudo sobre a ação educativa do Museu da Indústria e sua contribuição para o ensino formal
Autor : Moura, Paulikelly dos Santos
Tutor: Andrade, Francisco Ari de
Co-asesor: Oliveira, Dayana Silva de
Palabras clave : Museu;Ação educativa;Ensino formal
Fecha de publicación : 2018
Citación : MOURA, Paulikelly dos Santos. Quando aprendo no museu: estudo sobre a ação educativa do Museu da Indústria e sua contribuição para o ensino formal. 2018. 63f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho busca promover a socialização das ações educativas do Museu Industria, buscando analisá-lo através da sua trajetória histórica, desde seu período de fundação, e como ocorre a relação desse espaço educativo não formal com as instituições de ensino formal em Fortaleza. Refletimos sob as interferências desses dois espaços educativos para uma aprendizagem exitosa e significativa dos educandos, de forma a motivar novos conhecimentos. Realizamos nossos estudos com uma bibliografia baseada nas áreas de educação patrimonial e museal, assim como a perspectiva teoria de aprendizagem de Vygotsky para a mediação cultural nos museus. Nosso público entrevistado foram os educadores e a coordenação pedagógica do Museu da Industria, bem como professores e alunos do ensino formal. Conclui-se que a atuação da ação educativa do Museu da Industria contribui positivamente como equipamento cultural e educacional da cidade de Fortaleza, além de que, favorece qualitativamente os grupos visitantes do museu que almejam aprender mais através das exposições sendo, portanto, resultado da atuação dos educadores e a execução de mediações que aliam a história com o diálogo sobre os objetos de maneira crítica e reflexiva.
Abstract: This work aims at promoting Museu da Indústria´s educational actions. In this sense, we analyze it through its historical trajectory. Ir order to do so, we considered its foundation, until how is the relationship of this non-formal educational area. Hence, we connect it with formal education institutions in Fortaleza. In order to motivate new knowledge. Furthermore, we relied about the interferences under these two educational areas for a successful and meaningful learning of learners. In this context, we research based in heritage education and museum bibliographies. Afterward, we spark at Vygotsky’s theory of perspective learning for cultural mediation in museums. Even so, we interviewed the educators; and the pedagogical coordinators of Museu da Indústria. In addition, we do this process with professors and formal education students. To sum it, the proceeding of educational action at the Museu da Indústria contributes as cultural and educational implement in Fortaleza city. Moreover, it contributes qualitatively groups ‘visiting that aim to learn more through the museum exhibitions being. Therefore, we can conclude that, an action is the result of educator’s performance. In addition to that, it is related with their mediations and execution. Thus, it promotes the dialogue about objects in a critical and reflective way.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40548
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_psmoura.pdf3,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.