Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40545
Tipo: | TCC |
Título: | A formação continuada em serviço: reflexões acerca de sua realização por professores do Município de Caucaia/CE |
Autor(es): | Marques, Vanessa Vasconcelos |
Orientador: | Zientarski, Clarice |
Palavras-chave: | Formação continuada em serviço;Plano Municipal de Educação;Formação Continuada |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MARQUES, Vanessa Vasconcelos. A formação continuada em serviço: reflexões acerca de sua realização por professores do Município de Caucaia/CE. 2018. 39f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | Aborda os aspectos relativos a formação continuada em serviço, tendo como foco o Plano Municipal de Educação. Tal estudo objetiva Investigar como se apresenta a formação continuada em serviço para os professores do Município de Caucaia no Plano Municipal de Educação. Parte-se da perspectiva de que a educação continuada seja elemento essencial para a geração de saberes, bem como, componente imprescindível para todos os segmentos e setores da sociedade. Como metodologia empregou-se a utilização a pesquisa exploratória e quanti-qualitativa. Para tanto apoiamo-nos em um levantamento bibliográfico e documental fundamentado-se em teóricos e documentos legislativos que norteiam a formação continuada. Os resultados indicaram aquilo que já esperava-se previamente, ou seja, a falta de preparo por parte da SME de Caucaia sobre a demanda dos professores, as obrigatoriedades acerca dessa oferta reguardadas por meio da legislação e as melhorias que podem ocorrer na educação, conforme constatou-se a partir do referencial teórico e da legislação analisada, o Plano Municipal de Educação. |
Abstract: | It addresses aspects related to continuing education in service, focusing on the Municipal Education Plan. Such an objective study To investigate how to present the continued formation in service for the teachers of the Municipality of Caucaia in the Municipal Plan of Education. It is based on the perspective that continuing education is an essential element for the generation of knowledge, as well as an essential component for all segments and sectors of society. As methodology was used the exploratory and quantitative-qualitative research. For this, we rely on a bibliographical and documentary survey based on theoretical and legislative documents that guide the continued formation. The results indicated what had already been expected, namely the lack of preparation by the SME of Caucaia on the demand of teachers, the obligatoriness about this offer retained through legislation and the improvements that can occur in education, as it was verified from the theoretical reference and the analyzed legislation, the Municipal Education Plan. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40545 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_vvmarques.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.