Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40543
Tipo: TCC
Título : A formação continuada dos professores da pré-escola da rede pública de um município cearence para a inclusão das crianças com deficiência visual.
Autor : Félix, Josilene Alencar
Tutor: Gomes, Robéria Vieira Barreto
Palabras clave : Formação Continuada;Professores da pré-escola;Deficiência visual (baixa visão e cegueira)
Fecha de publicación : 2018
Citación : Félix, Josilene Alencar. A formação continuada dos professores da pré-escola da rede pública de um município cearense para a inclusão das crianças com deficiência visual. 2018. 144f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho discute a questão da formação continuada dos professores da pré-escola para a efetivação da inclusão das crianças com deficiência visual (baixa visão e cegueira) na rede pública de ensino em uma unidade cearense. Uma vez que esta redimensiona e aperfeiçoa as práticas docentes para o atendimento das especificidades de cada educando e para uma gestão de sala na perspectiva de uma educação inclusiva. Em função disso, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada dos professores da pré-escola da rede de ensino municipal de uma unidade cearense para a inclusão da criança com deficiência visual. Para tanto, a pesquisa teve como aportes teóricos os principais escritos da área da Educação Especial, sobretudo da deficiência visual, além dos documentos do MEC referentes à mesma. Sendo assim, empregamos a abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso e para a construção dos dados aplicamos os instrumentos: a análise documental, entrevista e a observação. Desse modo, a coleta de dados aconteceu na sala do infantil V-A, turno manhã, em uma instituição pública de ensino situada em uma unidade cearense. Entrevistamos as professoras da sala de aula comum da criança-sujeito da pesquisa, as professoras do AEE, a profissional de apoio, a mãe, a coordenadora do infantil, bem como a coordenadora do núcleo de inclusão do município. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que a formação continuada das professoras da educação infantil, sobretudo infantil V, oferecida pela SME desta unidade cearense pesquisada, priorizava a temática da alfabetização em detrimento das situações práticas e vivências. Do mesmo modo, constatamos que a articulação da professora da sala de aula comum e da professora que realiza o AEE à criança – sujeito não corresponde às bases legais que preveem o serviço, como por exemplo, não acontece atuação deste profissional ―nos diferentes ambientes‖. Nesse sentido, podemos concluir que o processo de inclusão de crianças com deficiência visual, caminha em passos lentos. Uma vez que o êxito deste exige interesse político, compromisso profissional, um constante processo de discussões reflexivas e significativas das práticas pedagógicas inclusivas
Abstract: This paper discusses the issue of the importance of continuing education of pre-school teachers to ensure the inclusion of children with visual impairment (low vision and blindness). We believe that continuing education reshapes and improves teaching practices to meet the specific demands of each student and to manage a classroom in the perspective of inclusive education. The objective of this research is to analyze the continuing education of pre-school teachers to include children with visual impairment in the public school system. For that, the research had as theoretical contributions the main writings of the Special Education‘s field, especially the ones about visual impairment, besides the documents of MEC referring to this subject. Therefore, we utilize the qualitative approach, using the case study as a research strategy, and for the construction of the data, we apply the following instruments: document analysis, semi-structured interview, and observation. The data gathering took place in the pre-school V-A class, during the morning shift, at a public educational institution located in Ceará. We interviewed the classroom teachers of the child – the subject of the research, the teachers of the Special Educational Services (SES), the specialized professional, the mother, the pre-school classes coordinator, as well as the coordinator of the nucleus of inclusion of the municipality. After analyzing our data, the results showed that the continuing education of pre-school teachers, especially the V classes, offered by the SME of this unit in Ceará, prioritized literacy, in detriment of the other experiences required by the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. We also find that the articulation of the classroom teacher and the teacher who carries out the SES to the child - subject of the research – doesn‘t correspond to the legal bases that presuppose the service, since observations and discussions between them about the needs and abilities of the child in the educational context are not recurrent. Therefore, we can conclude that the process of inclusion of children with visual impairment is advancing in slow steps. Successfully achieving it would require political interest, professional commitment and a constant process of reflective and meaningful discussions of inclusive pedagogical practices.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40543
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_jafelix.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.