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Type: Dissertação
Title: Produção de saber no contexto da EDISCA – Escola de Dança e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade
Authors: Araújo, Carlos Gilano Andrade do
Advisor: Linhares, Ângela Maria Bessa
Keywords: Dança;Pedagogia da expressividade;Inteligência estética;Produção de saberes
Issue Date: 2018
Citation: ARAÚJO, Carlos Gilano Andrade do. Produção de saber no contexto da EDISCA – Escola de Dança e Desenvolvimento Humano: tecendo uma pedagogia da expressividade. 2018. 148f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa pretende investigar a produção de saber no contexto da Edisca – Escola de Desenvolvimento Humano, objetivando tecer elementos para uma pedagogia da expressividade. Teoricamente, referencia-se na etnocenologia de Pradier (2009) e Bião (2003), no conceito de Corpomídia de Katz (2005) e Grainer (2006), na Antropologia Teatral de Barba (1994) e nos estudos de sensibilização do corpo do ator-bailarino para expressar-se na cena de Burnier (2009); também, no pensamento de Freire (1968), ínsito na sua Pedagogia da Autonomia. Aferindo os fenômenos da produção de saberes, na EDISCA, dialogaremos com a reflexão educacional construída em dança, nesta instituição, lançando bases para uma Pedagogia da Expressividade. A investigação, mediada pela etnografia visual (GUADITANO, 1999) e pelas biografias educativas (DELORY-MOMBERGER, 2008), envolve os processos artístico-pedagógicos de criação e apresentação de espetáculos de Dança –, por meio da práxis em arte e educação que se faz na EDISCA. Através dos saberes de experiência dos seus artistas, professores-coreógrafos e educandos-dançarinos se flagrou elementos de uma pedagogia da expressividade, concluindo-se que será de importância o desenvolvimento do conceito de inteligência estética, vista como o amálgama das dimensões artísticas, políticas e éticas, bem como ressalta-se o valor da articulação arte e vida, em sua existencialidade cotidiana, no contexto de trabalhos educativos que lidam com crianças e jovens de comunidades à margem dos direitos sociais. De maneira específica, considera-se que os processos coletivos de formação em Dança apontam para a aprendizagem e expressão de saberes através dos sentidos do corpo, envolvendo na tessitura as diversas dimensões ontológicas.
Abstract: The research intends to investigate the production of knowledge in the context of EDISCA – School of Dance and Human Development, aiming to weave elements for a Pedagogy of expressiveness. Theoretically, it is referred to the Pradier´s (2009) and Bião´s ethnocenology (2003), Katz´s (2005) and Grainer´s (2006) concept of Corpomídia, Barba´s Theatrical Anthropology (1994) and Burnier´s studies about actor-dancer's expressive body sensitization (2009); also, in Freire´s thought (1968), and his Pedagogy of Autonomy. Analyzing the phenomena of the production of knowledge, in EDISCA, we will dialogue with the educational reflection built in dance, in this institution, laying the foundations for a Pedagogy of Expressiveness. The research, is mediated by visual ethnography (GUADITANO, 1999) and educational biographies (DELORY-MOMBERGER, 2008), which involves the artistic-pedagogical processes of creation and presentation of Dance performances – through EDISCA´s art and education praxis. Observing the knowledge raised by the experience of its artists, teachers-choreographers and students-dancers, we have found elements of a pedagogy of expressiveness, concluding that it will be of great importance the development of aesthetic intelligence concept. Seen as the amalgam of artistic, political and ethics, as well as highlighting the value of the articulation between art and life, in their everyday existentiality, in the context of the educative works that deal with children and young people from communities on the margins of social rights. Specifically, it is considered that collective processes experienced in Dance point to the learning and expression of knowledge through the senses of the body, involving in a tessitura of the diverse ontological dimensions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40454
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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