Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40404
Tipo: Dissertação
Título : A eficiência relativa dos gastos públicos federais em educação superior no Brasil
Autor : Silva, Chirley Lima da
Tutor: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palabras clave : Eficiência;Gastos públicos;Universidades Federais;DEA
Fecha de publicación : 2019
Citación : SILVA, Chirley Lima da. A eficiência relativa dos gastos públicos federais em educação superior no Brasil. 2019.126f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: As Universidades Federais (UFs), escolhidas como objeto deste estudo, são mantidas, primordialmente, com recursos repassados pela União e, enquanto instituições públicas, precisam buscar a eficiência. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a eficiência relativa alcançada pelas universidades federais brasileiras na alocação dos gastos públicos no ano 2017. A abordagem teórica do estudo tratou da educação superior, seu histórico, sua estrutura e seu funcionamento. Abordou também a estrutura dos gastos públicos com educação superior no Brasil, bem como apresentou a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), utilizada para medir a eficiência relativa das UFs. A metodologia DEA é uma técnica não paramétrica que envolve programação linear para calcular índices de eficiência técnica. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, documental e quantitativa. O universo da pesquisa considerou 63 universidades federais brasileiras, portanto o estudo foi censitário. Para a aplicação da DEA, os fatores de inputs, quais sejam: Custo Corrente/Aluno Equivalente sem Hospital Universitário, Professor Equivalente/Aluno Tempo Integral e Índice de Qualificação do Corpo Docente foram coletados dos Relatórios de Gestão das UFs, e os fatores de outputs foram as notas dos indicadores do Ranking Universitário Folha 2017, nomeadamente: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. Os resultados da pesquisa, obtidos a partir da análise DEA por meio do Software Frontier Analyst, revelaram que, das 63 universidades estudadas, apenas 22 foram classificadas como eficientes, alcançando, portanto, escore de eficiência igual a 1 ou 100%. No ranking de eficiência relativa, dentre as universidades classificadas como excelentes estão a UFRJ, a UnB, a UFMG, a UFPR e a UFCG, as quais foram consideradas benchmark, respectivamente, para 28, 25, 13, 10 e 8 universidades ineficientes. Os resultados apontaram ainda que as notas dos indicadores Mercado e Inovação são os fatores de outputs que mais precisam ser melhorados no conjunto das Unidades Tomadoras de Decisão ineficientes para que atinjam a eficiência relativa na alocação de gastos públicos das universidades federais brasileiras.
Abstract: The Federal Universities (UFs), chosen as the object of this study, are primarily maintained with resources passed through the Union and, as public institutions, need to seek efficiency.In this sense, the overall objective of this research is to evaluate the relative efficiency achieved by Brazilian federal universities in allocating public expenditures in 2017. The theoretical approach of the study dealt with higher education, its history, its structure and its functioning. It also addressed the structure of public spending on higher education in Brazil, as well as presented the technique Data Envelopment Analysis (DEA), used to measure the relative efficiency of the UFs. The DEA methodology is a non-parametric technique that involves linear programming to calculate technical efficiency indices. The research was characterized as descriptive, documentary and quantitative. The research universe considered 63 Brazilian federal universities, being thus the study characterized as census. For the application of the DEA, the input factors, which are: Current Cost / Equivalent Student without University Hospital, Equivalent Teacher / Full Time Student and Teacher Qualification Index were collected from the Management Reports of the UFs, and the output factors were the notes of the indicators of the University Ranking Folha 2017, namely:Teaching, Research, Market, Innovation and Internationalization. Results from the DEA analysis using the Frontier Analyst Software revealed that, only 22 of the 63 universities studied were classified as efficient, thus achieving an efficiency score of 1 or 100%. In the ranking of relative efficiency, UFRJ, UnB, UFMG, UFPR and UFCG, among the universities classified as excellent, were considered benchmark, respectively, for 28, 25, 13, 10 and inefficient universities. The results also pointed out that the Market and Innovation indicators are the output factors that most need to be improved in the group of inefficient Decision-making Units in order to achieve relative efficiency in the allocation of public expenditures of the Brazilian federal universities.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40404
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_dis_cldasilva.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.