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Type: Dissertação
Title: As ações extensionistas e suas contribuições na formação do aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará sob a perspectiva da responsabilidade social.
Authors: Santos, Emanuelle Andrezza Vidal dos
Advisor: Rodrigues, Maxweel Veras
Keywords: Ações de extensão;Responsabilidade Social;Formação do Aluno
Issue Date: 2019
Citation: SANTOS, Emanuelle Andrezza Vidal dos. As ações extensionistas e suas contribuições na formação do aluno do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará sob a perspectiva da responsabilidade social 2019. 84f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: É inegável o crescimento que vem acontecendo das discussões acerca da responsabilidade social, seja no ambiente privado seja no ambiente público, pois a sociedade passou a perceber a relevância de discutir temas como este. A partir desta crescente, tais discussões perpassam o ambiente acadêmico, e surgem as reflexões acerca das formas que a responsabilidade social universitária, pode ser concretizada visando ao desencadeamento de consequências que incidam positivamente na formação de estudantes e da sociedade como um todo. Esta responsabilidade pode ser verificada de forma mais concreta através das ações de extensão, que no ambiente universitário, são atividades que possuem um diálogo mais eficiente com a sociedade. Torna-se imprescindível que o discente formado nestas instituições de ensino, consiga obter uma formação holística para que o mesmo possa, contribuir com a transformação do ambiente no qual ele encontra-se inserido. Partindo desse pressuposto, tem como objetivo geral deste estudo, analisar como as práticas extensionistas, desenvolvidas pelos coordenadores e discentes por meio das ações de extensão do campus Fortaleza, contribuem para a formação do aluno do IFCE, sob a perspectiva da responsabilidade social deste instituto. A abordagem teórica, desta pesquisa, encontra-se baseada nos conceitos de ações de extensão, extensão universitária, responsabilidade social, responsabilidade social universitária, assim como noções gerais sobre formação discente. Este estudo, possui como aspectos metodológicos, ser uma pesquisa de caráter qualitativa, com abordagem descritiva. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se a análise do discurso. Os resultados obtidos revelam que as ações extensionistas contribuem diretamente e de forma positiva na formação do aluno. Atrelada à isso, notou-se que é preciso existir uma interligação entre as ações de extensão e que é necessário incentivar mais a participação dos servidores. Conclui-se portanto, que quando os alunos se comprometem em buscar melhorias para a sua formação profissional, encontram oportunidades dentro do campus para isso, tornando-se dessa forma um diferencial para o mercado de trabalho.
Abstract: There is no denying the growth that has been taking place in the discussions about social responsibility, whether in the private or the public environment, since society came to perceive the relevance of discussing topics such as this from this growing debate that permeate the academic environment and with that reflections about university social responsibility arise, this responsibility can be verified in a more concrete way through extension actions, which in the university environment are activities that have a more efficient dialogue with society. It is imperative that the student trained in these educational institutions can obtain a holistic training so that it can contribute to the transformation in the environment in which it is inserted. This qualitative study, with a descriptive approach, has as general objective to analyze how the extensionist practices developed by the teachers and students through the actions of extension of the education axis contribute to the formation of the student of the IFCE from the perspective of social responsibility of this Institute. The theoretical approach is based on the concepts of extension actions, university extension, social responsibility, university social responsibility, as well as general notions about student formation. The methodological procedures will be applied in six stages and the study hopes, as a result, to reach the proposed objective and give greater visibility to the extension actions. The results show that the extensionist actions contribute directly and in a positive way in the formation of the student. Linked to this, it was noted that there must be an interconnection between the extension actions and that it is necessary to encourage more the participation of the servers. It is concluded, therefore, that when students undertake to seek improvements for their professional formation, they find opportunities within the campus for this, thus becoming a differential for the labor market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40403
Appears in Collections:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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