Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40223
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Qualidade de vida no trabalho dos docentes da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Martins, Márcia Maria da Costa Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa |
Keywords: | Qualidade de vida;Trabalho;Processo de ensino aprendizagem;Qualidade de vida no trabalho (QVT);Modelo Walton de QVT;Desempenho acadêmico |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | MARTINS, Márcia Maria da Costa; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Qualidade de vida no trabalho dos docentes da Universidade Federal do Ceará. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 95-121. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O cenário atual reflete um mundo em permanente transformação e, na sociedade brasileira, no campo do saber, largas mudanças vêm ocorrendo com a crescente expansão do ensino superior, aqui considerado nos segmentos ensino, pesquisa e extensão, devidamente inter- -relacionados. Os docentes, inseridos neste contexto, aumentaram ainda mais sua carga de trabalho na área do ensino, um dos tripés primordiais da função docente. Some-se a isso o acompanhamento ao estágio supervisionado, a exigência permanente de produção acadêmica, as múltiplas tarefas de sala de aula e as funções de gestão. Tudo isso é apenas parte do rol das inúmeras atribuições do professor universitário, condição que enseja, muitas vezes, um desequilíbrio entre o profissional operoso, responsável e produtivo, e a sua vida como pessoa, com necessidades físicas, econômicas, sociais e psicológicas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40223 |
ISBN: | 978 85 7282 571 9 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_mmcmartins.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.