Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40214
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Efetividade na política de educação profissional de nível tecnológico: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE |
Authors: | Barreto, Rosália Elizabete Barreto, José Anchieta Esmeraldo |
Keywords: | Mercado de trabalho;Profissionais no Brasil;Trabalho |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | BARRETO, Rosália Elizabete; BARRETO, José Anchieta Esmeraldo. Efetividade na política de educação profissional de nível tecnológico: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 291-315. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A ênfase no discurso de que é preciso qualificar recursos humanos para atender às demandas do mercado de trabalho é recorrente nas políticas de educação profissional a partir da década de 1990, período em que se estabeleceu a reforma da educação profissional no Brasil. Sobressai, no interior desse discurso, a necessidade, quase que imperiosa, de que o profissional deve estar constantemente atualizado, reciclando-se para melhor atender às exigências de um mercado de trabalho em constante mutação e, assim, suprir as necessidades oriundas dos novos padrões de organização da produção. A partir de então, diversos parâmetros foram estabelecidos no que diz respeito ao perfil profissional do trabalhador. Dentre eles, pode-se elencar os que dizem respeito ao novo perfil do profissional pronto para atuar no mercado competitivo. Exige-se um trabalhador flexível, hábil, competente, que saiba lidar com situações novas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40214 |
ISBN: | 978 85 7282 495 8 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_rebarreto.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.