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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4019
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégia saúde da família : experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular |
Título em inglês: | Family health strategy : nurse students’experience during curricular internship |
Autor(es): | Moura, Ana Débora Assis |
Palavras-chave: | Saúde da Família;Educação em Enfermagem |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Rene |
Citação: | MOURA, A. D. A. Estratégia saúde da família : experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular. Rev Rene, Fortaleza, n. 12(2), p. 409-416, abr./jun., 2011. |
Resumo: | Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem referente ao Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Unidade Básica de Saúde da Família, de Fortaleza-CE, e em uma Unidade de Saúde da cidade de Maranguape-CE. As atividades foram desenvolvidas à luz dos referenciais teóricos do Ministério da Saúde para a aquisição de habilidades na saúde da criança e do adolescente, na saúde sexual e reprodutiva, na saúde do adulto e do idoso. A percepção de família como fonte de informações e foco do cuidado foi uma habilidade adquirida, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em programas pontuais, o engajamento da família para o cuidado foi reforçado em todas as atividades. É preciso pensar na formação de enfermeiros questionadores e participativos, profissionais com qualidade formal e política, capazes de estabelecer diálogo entre a diversidade de saberes que se encontram no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família. |
Abstract: | This paper aimed to report an experience of nursing students, concerning the Supervised Practices in a Basic Family Health Unit (UBASF) on the periphery of Fortaleza, and in a Health Unit in Maranguape, Ceará. The activities were developed according to the theoretical references of the Ministry of Health for the acquisition of skills in child and adolescent health, sexual and reproductive health of adults and elderly people. The perception of family as a source of information and focus of care was an acquired skill, because even though they have been developed in specific programs, the engagement of family care has been strengthened in all activities. In short, it is necessary to think about the formation of questioners and participatory nurses, with formal and political qualities and able to establish a dialogue between the diversity of knowledge which are in the daily life of the Family Health Strategy. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4019 |
ISSN: | 1517-3852 Impressa 2175-6783 On line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
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