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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Estratégia saúde da família : experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular
Título en inglés: Family health strategy : nurse students’experience during curricular internship
Autor : Moura, Ana Débora Assis
Palabras clave : Saúde da Família;Educação em Enfermagem
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Revista Rene
Citación : MOURA, A. D. A. Estratégia saúde da família : experiência de acadêmicos de enfermagem em estágio curricular. Rev Rene, Fortaleza, n. 12(2), p. 409-416, abr./jun., 2011.
Resumen en portugués brasileño: Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem referente ao Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Unidade Básica de Saúde da Família, de Fortaleza-CE, e em uma Unidade de Saúde da cidade de Maranguape-CE. As atividades foram desenvolvidas à luz dos referenciais teóricos do Ministério da Saúde para a aquisição de habilidades na saúde da criança e do adolescente, na saúde sexual e reprodutiva, na saúde do adulto e do idoso. A percepção de família como fonte de informações e foco do cuidado foi uma habilidade adquirida, pois, apesar de terem sido desenvolvidas em programas pontuais, o engajamento da família para o cuidado foi reforçado em todas as atividades. É preciso pensar na formação de enfermeiros questionadores e participativos, profissionais com qualidade formal e política, capazes de estabelecer diálogo entre a diversidade de saberes que se encontram no cotidiano da Estratégia de Saúde da Família.
Abstract: This paper aimed to report an experience of nursing students, concerning the Supervised Practices in a Basic Family Health Unit (UBASF) on the periphery of Fortaleza, and in a Health Unit in Maranguape, Ceará. The activities were developed according to the theoretical references of the Ministry of Health for the acquisition of skills in child and adolescent health, sexual and reproductive health of adults and elderly people. The perception of family as a source of information and focus of care was an acquired skill, because even though they have been developed in specific programs, the engagement of family care has been strengthened in all activities. In short, it is necessary to think about the formation of questioners and participatory nurses, with formal and political qualities and able to establish a dialogue between the diversity of knowledge which are in the daily life of the Family Health Strategy.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4019
ISSN : 1517-3852 Impressa
2175-6783 On line
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

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