Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39970
Type: Artigo de Evento
Title: Saramago nas salas de aula do ensino básico
Authors: Lima, Janyele Gadelha de
Keywords: Saramago;Ensino básico;Domínio cognitivo
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Janyele Gadelha de. Saramago nas salas de aula do ensino básico. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 185 -194.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem como foco propor a inserção da literatura produzida pelo escritor português José de Sousa Saramago nas salas de aula da educação básica, uma vez que muito se percebe o receio dos alunos ao se depararem tardiamente com obras consideradas por eles como difíceis. Pensando em uma proposta contínua para as três etapas do Ensino Básico, podemos traçar um caminho pela obra literária de Saramago criando laços afetivos entre autor e leitor, partindo do Ensino Fundamental I, com o livro A maior flor do mundo (2001), seguindo pelo Ensino Fundamental II, trazendo O conto da ilha desconhecida (1997) e chegando ao Ensino Médio trabalhando o Ensaio sobre a lucidez (2004). Além disso, o objetivo é também apresentar atividades que relacionem o ato de ler com o ato de escrever, colocando dessa forma o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, como o protagonista das aulas. Ademais, há a possibilidade de um trabalho interdisciplinar, isto é, criar pontes entre os livros discutidos com outras disciplinas que os estudantes estejam em contato, como a Geografia, História, entre outras, pois, assim, possibilitase de forma mais acessível ao aluno alcançar níveis mais elevados naquilo que Bloom (1972, 1976) definiu como domínio afetivo e domínio cognitivo, uma vez partindo das taxonomias propostas por ele para que o professor consiga elaborar e executar uma aula que permita a seus alunos chegarem ao topo da pirâmide de conhecimentos adquiridos em determinado conteúdo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39970
ISSN: 2179 4154
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_jglima.pdf2,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.