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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Janyele Gadelha de | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T12:06:34Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26T12:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Janyele Gadelha de. Saramago nas salas de aula do ensino básico. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 185 -194. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179 4154 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39970 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saramago | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Domínio cognitivo | pt_BR |
dc.title | Saramago nas salas de aula do ensino básico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como foco propor a inserção da literatura produzida pelo escritor português José de Sousa Saramago nas salas de aula da educação básica, uma vez que muito se percebe o receio dos alunos ao se depararem tardiamente com obras consideradas por eles como difíceis. Pensando em uma proposta contínua para as três etapas do Ensino Básico, podemos traçar um caminho pela obra literária de Saramago criando laços afetivos entre autor e leitor, partindo do Ensino Fundamental I, com o livro A maior flor do mundo (2001), seguindo pelo Ensino Fundamental II, trazendo O conto da ilha desconhecida (1997) e chegando ao Ensino Médio trabalhando o Ensaio sobre a lucidez (2004). Além disso, o objetivo é também apresentar atividades que relacionem o ato de ler com o ato de escrever, colocando dessa forma o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, como o protagonista das aulas. Ademais, há a possibilidade de um trabalho interdisciplinar, isto é, criar pontes entre os livros discutidos com outras disciplinas que os estudantes estejam em contato, como a Geografia, História, entre outras, pois, assim, possibilitase de forma mais acessível ao aluno alcançar níveis mais elevados naquilo que Bloom (1972, 1976) definiu como domínio afetivo e domínio cognitivo, uma vez partindo das taxonomias propostas por ele para que o professor consiga elaborar e executar uma aula que permita a seus alunos chegarem ao topo da pirâmide de conhecimentos adquiridos em determinado conteúdo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_eve_jglima.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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