Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39938
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A formação profissional em nível técnico no contexto da política educacional dos anos 1990- compreendendo os seus impactos a partir dos sujeitos que a vivenciam |
Authors: | Moraes, Lélia Cristina Silveira de |
Keywords: | Política da Educação;Formação técnico-profissional;Política educacional;Anos 1990 |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | MORAES, Lélia Cristina Silveira de. A formação profissional em nível técnico no contexto da política educacional dos anos 1990 - compreendendo os seus impactos a partir dos sujeitos que a vivenciam. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 115-139. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo apresenta algumas reflexões e resultados relativos à reforma da educação profissional sinalizados na pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação, em que se investigou a formação técnico-profissional, estudando-se os cursos técnicos oferecidos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, de modo particular o curso Técnico em Edificações (l1Ie 211 séries), da área de Construção Civil, nos anos de 1998 e 1999. A opção pelo curso Técnico em Edificações como referência de análise deu-se por constituir um dos cursos mais tradicionais oferecidos pela escola, mantendo-se no quadro de escolha dos alunos, além de a área da Construção Civil figurar, de acordo com a pesquisa de Rosa (1999), como prioritária a ser oferecida pelo Cefet-MA. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39938 |
ISBN: | 978 85 7282 625 9 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_lcsmoraes.pdf | 9,97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.