Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39937
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Novos caminhos na educação profissional brasileira? |
Authors: | Oliveira, Elenilce Gomes de |
Keywords: | Escola;Mister ideológico reprodutivo;Educação;Capitalismo |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Novos caminhos na educação profissional brasileira? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 79-97. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A institucionalização do preparo profissional no âmbito escolar decorre das necessidades do sistema social capitalista de veicular o conhecimento utilizado na produção industrial e controlar e regulamentar a força de trabalho, legitimando a estrutura social dessemelhante. A escola cumpre a função instrumental de transmitir os conhecimentos minimamente necessários à produção e, ao mesmo tempo, desempenha um mister ideológico reprodutivo, permitindo justificar as desigualdades sociais em favor da escolarízaçáo. com vistas a distribuir as diferentes ocupações com seus patamares salariais e prestígio social distintos. Dessa maneira, a escola contribui para manter a aparência enganosa de que a hierarquização no trabalho está relacionada ao volume de estudos acumulados por parte de cada um. A crença na capacidade de a educação propiciar mobilidade social é reforçada pelas exceções, enfatizadas como se fossem regras, camuflando o fato de que essa mobilidade decorre do acesso aos meios de produção (MACHADO, 1991; FRlGOTTO, 1984; SAVIANI, 1994). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39937 |
ISBN: | 978 85 7282 625 9 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_egoliveira.pdf | 7,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.