Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39937
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Novos caminhos na educação profissional brasileira? |
Autor(es): | Oliveira, Elenilce Gomes de |
Palavras-chave: | Escola;Mister ideológico reprodutivo;Educação;Capitalismo |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Novos caminhos na educação profissional brasileira? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 79-97. |
Resumo: | A institucionalização do preparo profissional no âmbito escolar decorre das necessidades do sistema social capitalista de veicular o conhecimento utilizado na produção industrial e controlar e regulamentar a força de trabalho, legitimando a estrutura social dessemelhante. A escola cumpre a função instrumental de transmitir os conhecimentos minimamente necessários à produção e, ao mesmo tempo, desempenha um mister ideológico reprodutivo, permitindo justificar as desigualdades sociais em favor da escolarízaçáo. com vistas a distribuir as diferentes ocupações com seus patamares salariais e prestígio social distintos. Dessa maneira, a escola contribui para manter a aparência enganosa de que a hierarquização no trabalho está relacionada ao volume de estudos acumulados por parte de cada um. A crença na capacidade de a educação propiciar mobilidade social é reforçada pelas exceções, enfatizadas como se fossem regras, camuflando o fato de que essa mobilidade decorre do acesso aos meios de produção (MACHADO, 1991; FRlGOTTO, 1984; SAVIANI, 1994). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39937 |
ISBN: | 978 85 7282 625 9 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_egoliveira.pdf | 7,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.