Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39937
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Novos caminhos na educação profissional brasileira?
Autor(es): Oliveira, Elenilce Gomes de
Palavras-chave: Escola;Mister ideológico reprodutivo;Educação;Capitalismo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Novos caminhos na educação profissional brasileira? In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 79-97.
Resumo: A institucionalização do preparo profissional no âmbito escolar decorre das necessidades do sistema social capitalista de veicular o conhecimento utilizado na produção industrial e controlar e regulamentar a força de trabalho, legitimando a estrutura social dessemelhante. A escola cumpre a função instrumental de transmitir os conhecimentos minimamente necessários à produção e, ao mesmo tempo, desempenha um mister ideológico reprodutivo, permitindo justificar as desigualdades sociais em favor da escolarízaçáo. com vistas a distribuir as diferentes ocupações com seus patamares salariais e prestígio social distintos. Dessa maneira, a escola contribui para manter a aparência enganosa de que a hierarquização no trabalho está relacionada ao volume de estudos acumulados por parte de cada um. A crença na capacidade de a educação propiciar mobilidade social é reforçada pelas exceções, enfatizadas como se fossem regras, camuflando o fato de que essa mobilidade decorre do acesso aos meios de produção (MACHADO, 1991; FRlGOTTO, 1984; SAVIANI, 1994). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39937
ISBN: 978 85 7282 625 9
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_egoliveira.pdf7,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.