Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39932
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da educação, do senso comum e do saber filosófico: uma proposta pedagógica a partir de Rancière
Título em inglês: On education, common knowledge and philosophical knowledge: a pedagogical proposal from Rancière
Autor(es): Silva, Filicio Mulinari e
Muniz, Vinícius Arena
Palavras-chave: Senso comum;Filosofia;Ciência;Ensino de filosofia;Metodologia filosófica
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SILVA, Filicio Mulinari e; MUNIZ, Vinícius Arena. Da educação, do senso comum e do saber filosófico: uma proposta pedagógica a partir de Rancière. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 67-74, set./dez. 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho é reconhecer a dimensão dos conhecimentos pautados pelo que tradicionalmente se define como senso comum para a construção do saber filosófico e autônomo. Tomando como fundamento as reflexões desenvolvidas por Jacques Rancière em sua obra O mestre ignorante, buscaremos esclarecer a relevância desse conhecimento para uma nova forma pedagógica que vá além da tradicional dicotomia “mestre x aluno”. Abordando exemplos práticos e cotidianos do próprio senso comum, analisados em diferentes posições, busca-se pautar não só a legitimidade do senso comum como base originária da consciência filosófica, mas também reconhecê-lo como fundamento primário de uma concepção educacional que desfaça oposições ilusórias nas quais boa parte das teorias educacionais contemporâneas estão alicerçadas.
Abstract: The objective of this work is to recognize the dimension of knowledge based on what is traditionally defined as common knowledge for the construction of philosophical and autonomous knowledge. Based on the reflections developed by Jacques Rancière in his work The ignorant schoolmaster, we will seek to clarify the relevance of common knowledge to a new pedagogical form that goes beyond the traditional “master vs. student” dichotomy. Approaching practical and everyday examples of common knowledge, analyzed in different positions, we seek not only the legitimacy of common knowledge as the original basis of philosophical consciousness, but also to recognize it as the primary foundation of an educational conception that breaks down illusory oppositions under which much of contemporary educational theories are based.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39932
ISSN: 0102-1117
2526-0847
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_fmsilvavamuniz.pdf222,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.