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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39932
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Da educação, do senso comum e do saber filosófico: uma proposta pedagógica a partir de Rancière |
Título en inglés: | On education, common knowledge and philosophical knowledge: a pedagogical proposal from Rancière |
Autor : | Silva, Filicio Mulinari e Muniz, Vinícius Arena |
Palabras clave : | Senso comum;Filosofia;Ciência;Ensino de filosofia;Metodologia filosófica |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | SILVA, Filicio Mulinari e; MUNIZ, Vinícius Arena. Da educação, do senso comum e do saber filosófico: uma proposta pedagógica a partir de Rancière. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 67-74, set./dez. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo deste trabalho é reconhecer a dimensão dos conhecimentos pautados pelo que tradicionalmente se define como senso comum para a construção do saber filosófico e autônomo. Tomando como fundamento as reflexões desenvolvidas por Jacques Rancière em sua obra O mestre ignorante, buscaremos esclarecer a relevância desse conhecimento para uma nova forma pedagógica que vá além da tradicional dicotomia “mestre x aluno”. Abordando exemplos práticos e cotidianos do próprio senso comum, analisados em diferentes posições, busca-se pautar não só a legitimidade do senso comum como base originária da consciência filosófica, mas também reconhecê-lo como fundamento primário de uma concepção educacional que desfaça oposições ilusórias nas quais boa parte das teorias educacionais contemporâneas estão alicerçadas. |
Abstract: | The objective of this work is to recognize the dimension of knowledge based on what is traditionally defined as common knowledge for the construction of philosophical and autonomous knowledge. Based on the reflections developed by Jacques Rancière in his work The ignorant schoolmaster, we will seek to clarify the relevance of common knowledge to a new pedagogical form that goes beyond the traditional “master vs. student” dichotomy. Approaching practical and everyday examples of common knowledge, analyzed in different positions, we seek not only the legitimacy of common knowledge as the original basis of philosophical consciousness, but also to recognize it as the primary foundation of an educational conception that breaks down illusory oppositions under which much of contemporary educational theories are based. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39932 |
ISSN : | 0102-1117 2526-0847 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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