Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39925
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível |
Título en inglés: | The role of the basic school teacher in the supervised internship in spanish: a (in) visible work |
Autor : | Ferreira, Charlene Cidrini |
Palabras clave : | Práticas de linguagem;Trabalho do professor da escola básica;Estágio docente |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | FERREIRA, Charlene Cidrini. O lugar do professor da escola básica no estágio docente de espanhol: um trabalho (in)visível. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 427-446, out./dez. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | As discussões apresentadas neste artigo consideram questões abordadas na minha tese de doutorado, que teve como objetivo identificar sentidos construídos sobre o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiários dos cursos de licenciatura em Letras, Habilitação Português-Espanhol. O aporte teórico se situa na articulação entre os estudos da linguagem, sob uma perspectiva discursiva de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) e os estudos do trabalho (SCHWARTZ, 1997, 2013), pautada numa concepção ampliada de situação de trabalho (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). O encaminhamento metodológico priorizado, neste artigo, foi a organização de fórum de discussão com professores da escola básica que recebem estagiários e análise discursiva de suas falas sobre seu próprio trabalho. Os resultados apontam um trabalho marcado por diversas ausências, entre as quais destacamos: ausência de normatização, de diálogo com a universidade e de valorização do seu papel de formador. |
Abstract: | The discussions presented in this article are based on my doctoral thesis, which had as objective to identify the senses built on the work of basic school teacher in the supervised internship of the Courses of Portuguese-Spanish languages. The theoretical contribution lies in the articulation between the language studies, on a discursive perspective, based on an enunciative viewpoint (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2007) and the work studies (SCHWARTZ, 1997, 2013), based on an expanded conception of working situation (ROCHA, DAHER, SANT´ANNA, 2002). The methodological referral considered in this article is the organization of the discussion forum with basic school teachers in the supervised internship and discursive analysis of their speeches about their own work. The results reveal a work constituted of several absences, among which we detach: the absence of regulation, of dialogue with the university, and of valorization of their place in teacher training. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39925 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_ccferreira.pdf | 167,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.