Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39924
Type: Artigo de Periódico
Title: Profissionalização e saberes docentes na perspectiva da formação de professores de língua espanhola
Title in English: Professionalization and teaching knowledge in the perspective of spanish language teachers training
Authors: Dalla Corte, Anelise Copetti
Lemke, Cibele Krause
Keywords: Formação de Professores;Saberes docentes;Língua estrangeira
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: DALLA CORTE, Anelise Copetti; LEMKE, Cibele Krause. Profissionalização e saberes docentes na perspectiva da formação de professores de língua espanhola. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 402-426, out./dez. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O processo de formação e profissionalização docente é composto por várias etapas e não pode nunca ser dado como acabado, já que envolve a construção, a aquisição e o compartilhamento de saberes ao longo de toda a trajetória profissional do professor. Em relação aos professores de línguas estrangeiras, sua formação também deve ser encarada como algo permanente, uma vez que este profissional precisa aperfeiçoar e ampliar suas habilidades e os conhecimentos necessários para ensinar, compreendendo que não há modelos infalíveis, definitivos e capazes de dar conta de todas as especificidades de sua prática pedagógica. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir, por meio da análise de relatórios de estágio supervisionado em Língua Espanhola, questões referentes à formação de professores de línguas estrangeiras e à profissionalização da carreira docente, especialmente no que tange aos saberes voltados à formação docente (TARDIF, 2005). Além disso, apresentam-se algumas considerações sobre os saberes docentes e sua pertinência para a compreensão do processo de formação de professores. Como aporte teórico para este trabalho, destacamos Tardif (2005), Pimenta; Lima (2012), Silva (2014) e Leffa (2001). Os principais resultados da pesquisa indicam que o estágio supervisionado ainda se constitui como elemento fundamental na construção da relação entre teoria e prática.
Abstract: The process of training and professionalization of teachers consists of several stages and can never be given as finished, since it involves the construction, acquisition and sharing of knowledge throughout the teacher’s professional career. In the case of foreign language teachers, their training should also be considered permanent, since these professionals need to improve and broaden their skills and necessary knowledge for teaching, with the understanding that there are no infallible, definitive and capable models to deal with all the specificities of their pedagogical practice. In this sense, this article is intended to present and discuss, through the analysis of the Spanish Language teaching supervised practice reports, issues related to the training of foreign language teachers and the professionalization of the teaching career, especially with regard to the knowledge related to teacher training (TARDIF, 2005). In addition, some considerations about teaching knowledge and their relevance to the understanding of the teacher training process are presented. As a theoretical contribution to this work, we highlight Tardif (2005), Pimenta; Lima (2012), Silva (2014) and Leffa (2001). The main results of the research indicate that the supervised stage is still a fundamental element in the construction of the relationship between theory and practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39924
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_acdallacortecklemke.pdf214,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.