Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDalla Corte, Anelise Copetti-
dc.contributor.authorLemke, Cibele Krause-
dc.date.accessioned2019-02-25T12:25:33Z-
dc.date.available2019-02-25T12:25:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationDALLA CORTE, Anelise Copetti; LEMKE, Cibele Krause. Profissionalização e saberes docentes na perspectiva da formação de professores de língua espanhola. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p. 402-426, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39924-
dc.description.abstractThe process of training and professionalization of teachers consists of several stages and can never be given as finished, since it involves the construction, acquisition and sharing of knowledge throughout the teacher’s professional career. In the case of foreign language teachers, their training should also be considered permanent, since these professionals need to improve and broaden their skills and necessary knowledge for teaching, with the understanding that there are no infallible, definitive and capable models to deal with all the specificities of their pedagogical practice. In this sense, this article is intended to present and discuss, through the analysis of the Spanish Language teaching supervised practice reports, issues related to the training of foreign language teachers and the professionalization of the teaching career, especially with regard to the knowledge related to teacher training (TARDIF, 2005). In addition, some considerations about teaching knowledge and their relevance to the understanding of the teacher training process are presented. As a theoretical contribution to this work, we highlight Tardif (2005), Pimenta; Lima (2012), Silva (2014) and Leffa (2001). The main results of the research indicate that the supervised stage is still a fundamental element in the construction of the relationship between theory and practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.titleProfissionalização e saberes docentes na perspectiva da formação de professores de língua espanholapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO processo de formação e profissionalização docente é composto por várias etapas e não pode nunca ser dado como acabado, já que envolve a construção, a aquisição e o compartilhamento de saberes ao longo de toda a trajetória profissional do professor. Em relação aos professores de línguas estrangeiras, sua formação também deve ser encarada como algo permanente, uma vez que este profissional precisa aperfeiçoar e ampliar suas habilidades e os conhecimentos necessários para ensinar, compreendendo que não há modelos infalíveis, definitivos e capazes de dar conta de todas as especificidades de sua prática pedagógica. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar e discutir, por meio da análise de relatórios de estágio supervisionado em Língua Espanhola, questões referentes à formação de professores de línguas estrangeiras e à profissionalização da carreira docente, especialmente no que tange aos saberes voltados à formação docente (TARDIF, 2005). Além disso, apresentam-se algumas considerações sobre os saberes docentes e sua pertinência para a compreensão do processo de formação de professores. Como aporte teórico para este trabalho, destacamos Tardif (2005), Pimenta; Lima (2012), Silva (2014) e Leffa (2001). Os principais resultados da pesquisa indicam que o estágio supervisionado ainda se constitui como elemento fundamental na construção da relação entre teoria e prática.pt_BR
dc.title.enProfessionalization and teaching knowledge in the perspective of spanish language teachers trainingpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_acdallacortecklemke.pdf214,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.