Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39917
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A aquisição da linguagem: uma visão de como os educadores avaliam este processo |
Authors: | Barbosa, Daniel Pereira Gurgel, Carmesina Ribeiro |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | BARBOSA, Daniel Pereira; GURGEL, Carmesina Ribeiro. A aquisição da linguagem: uma visão de como os educadores avaliam este processo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1585-1595. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Para entendermos o processo de aquisição da linguagem do homem, devemos primeiro esclarecer o que entendemos por linguagem. Se definirmos a linguagem como a capacidade de comunicação, podemos dizer então que existem vários animais que se comunicam. No entanto, a linguagem humana é extremamente flexível e criativa, apoiada em regras gramáticas. Será se esse sistema também existe em outros animais? BEAR (2002) fala que nos ano 40, psicólogos tentaram criar chimpanzés-bebês como uma criança humana, inclusive ensinando-os a falar. Apesar do treinamento, os chimpanzés nunca aprenderam a dizer mais que algumas poucas palavras. No entanto, esse fato é explicável, já que a posição da laringe dos macacos os impossibilita de produzir sons como os da fala humana. Estudos mais recentes incentivam os macacos a usarem a Linguagem Americana de Sinais (LAS) ou objetos para se comunicarem. Podemos citar o chimpanzé Washoe, treinado por Allen e Beatrice Gardner, e o gorila Koko, treinado por Francine Patterson, que conseguiram aprender o significado dos sinais, embora isso só prove que eles possuem uma boa memória[ ...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39917 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_dpbarbosa.pdf | 643,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.