Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39885
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A reforma da educação profissional de nível técnico - uma análise da fase preliminar |
Autor : | Silva, Izaura |
Palabras clave : | Pesquisa exploratória;Reforma da educação profissional;Processo educativo;Competências profissionais |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | SILVA, Izaura. A reforma da educação profissional de nível técnico - uma análise da fase preliminar. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 141-155. |
Resumen en portugués brasileño: | o artigo é parte de uma pesquisa exploratória realizada no Centro Federal de Educação Tecnológlca do Maranhão - Unidade Descentralizada (Uned) de Imperatriz, abrangendo os anos de 1998 e 1999, com a finalidade de avaliar os impactos produzidos pela reforma da educação profissional no processo educativo, assim como reunir subsídios que contribuíssem na implementação do curso técnico com o currículo independente do curso médio, cuja dinamização ainda constitui um desafio para a maioria das escolas da rede federal. De acordo com as características evidenciadas pela prática pedagógica, a reforma pode ser dividida em duas etapas: a primeira, que se iniciou com a aplicação do ideário exposto pelo Decreto nQ 2.208/97 até 1999, e a segunda, quando ocorreu a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico (Parecer nQ 16/99 e a Resolução CNE/ CEB 04/99) que instituíram o currículo centrado em competências profissionais, implementado a partir do ano 2000. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39885 |
ISBN : | 918 85 7282 625 9 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_isilva.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.