Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39855
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais
Título en inglés: The development of reading skills in the Portuguese language practicum in the Multifunctional Resource Room
Autor : Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Menegassi, Renilson José
Palabras clave : Habilidades de leitura;Sala de recursos multifuncionais;Estágio docente
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p.103-125, out./dez. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.
Abstract: Based on the historical-cultural theory assumptions (VYGOTSKY, 1994), the legislation regarding inclusive education in Brazil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), Applied Linguistics research on processes, and reading skills within an interactionist perspective (MENEGASSI, 2010), this article reports and discusses a study conducted in a Multifunctional Resource Room (MRR), having as participants a student teacher of a Portuguese Language Major and the classroom students. The study aimed at a) discussing the development of reading skills of students with special educational needs through the experience of the student teacher, described in her final report, during her practicum in a MRR, and b) reflecting upon the work of the practicum supervisor in such specific context. The analyses, based on the final report, showed that the student teacher fostered, in the students, the development of several reading skills related to the decoding and comprehension capabilities of texts, not going beyond. For this to happen, the mediating actions of the practicum supervisor were fundamental, which led the student teacher to produce knowledge and forms of action in the classroom context within an inclusive perspective, through an interactionist approach to language.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39855
ISSN : 2237-6321
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_cmpangelorjmenegassi.pdf251,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.