Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39855
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAngelo, Cristiane Malinoski Pianaro-
dc.contributor.authorMenegassi, Renilson José-
dc.date.accessioned2019-02-22T12:04:59Z-
dc.date.available2019-02-22T12:04:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José. O desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionais. Entrepalavras, Fortaleza (CE), v. 8, n. 3, p.103-125, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39855-
dc.description.abstractBased on the historical-cultural theory assumptions (VYGOTSKY, 1994), the legislation regarding inclusive education in Brazil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), Applied Linguistics research on processes, and reading skills within an interactionist perspective (MENEGASSI, 2010), this article reports and discusses a study conducted in a Multifunctional Resource Room (MRR), having as participants a student teacher of a Portuguese Language Major and the classroom students. The study aimed at a) discussing the development of reading skills of students with special educational needs through the experience of the student teacher, described in her final report, during her practicum in a MRR, and b) reflecting upon the work of the practicum supervisor in such specific context. The analyses, based on the final report, showed that the student teacher fostered, in the students, the development of several reading skills related to the decoding and comprehension capabilities of texts, not going beyond. For this to happen, the mediating actions of the practicum supervisor were fundamental, which led the student teacher to produce knowledge and forms of action in the classroom context within an inclusive perspective, through an interactionist approach to language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades de leiturapt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.titleO desenvolvimento de habilidades de leitura no estágio docente em Português na Sala de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural (VYGOTSKY, 1994), da legislação a respeito da educação inclusiva no Brasil (BRASIL, 2012; PARANÁ, 2016), dos estudos da Linguística Aplicada sobre processos e habilidades de leitura pelo viés interacionista (MENEGASSI, 2010), este artigo relata e discute pesquisa conduzida em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) com aluna estagiária de Licenciatura em Letras-Português e os alunos participantes, tendo por objetivos: a) discutir o desenvolvimento das habilidades de leitura junto a alunos com necessidades educacionais especiais, a partir das experiências dessa aluna estagiária, durante o estágio curricular docente em uma SRM, descritas no relatório de estágio; b) refletir sobre o trabalho do professor formador nessa situação específica. As análises efetuadas, com base no relatório de estágio, demonstraram que a estagiária promoveu nos alunos o desenvolvimento de habilidades leitoras relacionadas à decodificação e à compreensão do texto, não indo além. Para tanto, foram fundamentais as atuações mediadoras do professor formador, as quais contribuíram para que a estagiária, professora em formação, produzisse conhecimentos e formas de ação na realidade da sala de aula, numa perspectiva inclusiva, a partir do trabalho interacionista com a linguagem.pt_BR
dc.title.enThe development of reading skills in the Portuguese language practicum in the Multifunctional Resource Roompt_BR
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_cmpangelorjmenegassi.pdf251,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.