Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal
Autor(es): Collares, Patrícia Moreira
Landim, Fátima Luna Pinheiro
Palavras-chave: Educação inclusiva;Necessidades Educacionais Especiais (NEE);Fracasso
Data do documento: 2008
Citação: COLLARES, Patrícia Moreira; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 884-897.
Resumo: A educação inclusiva requer escolas receptivas a todos, onde o aprendizado se desenvolva de modo conjunto, sem quaisquer preconceitos ou exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), pois o ato educativo se fundamenta na diferenciação do curriculo em prol da inclusão (SANCHES, 2005). O presente artigo parte do entendimento de haver a necessidade de estudos que aprofundem o tema das redes sociais (formais e informais), que desempenham papel de suporte ou de apoio à escola regular, na proposta de incluir em seus espaços as crianças com NEE. A justificativa para sua elaboração fundamenta-se no discurso atual de que, no desempenho das ações de inclusão, o professor enfrenta limitações tanto técnicas como emocionais (MENDES, 2006; KASSAR, 2005). Autores escrevem ser esse um ponto crítico para o professor que necessita lidar cotidianamente com a deficiência, podendo acarretar em fracasso, caso não haja apoio ou assistência especializada (BUENO, 2001). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_pmcollares.pdf772,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.